×

Povos Indígenas

Tuxauas roraimenses querem terras produtivas e igualdade de tratamento

Por: | 01/02/2019 às 00:22

Perdeu alguma notícia da Amazônia Real?

Se inscreva aqui

1 Comentário

  1. MURILO CALASANS SIMÕES disse:

    Nas terras de Roraima havia grande produção de arroz e outros itens da cesta de alimentos, onde os próprios índios ali também trabalhavam e tinham o seu sustento garantido junto aos colonos, não índios, que mantinham uma produção farta .
    Foi feita a retirada de muitos produtores daquela região para demarcar terras indígenas; condição que provocou muitas desavenças entre a autoridade nacional,
    á época, e todos que ocupavam a área destinada aos índios.
    Hoje, mesmo aqueles índios que, em colaboração com os colonos não índios, trabalhavam nas grandes propriedades, montadas e eficientes na produção, não tiveram a grandeza de manter as terras com o mesmo desempenho e produção que havia.
    Será que é preciso mais terras para os índios, lá em Roraima? Ou, mesmo que tenham etnias diversas, não poderão trabalhar na atual demarcação!…
    Acredito, já é bastante suficiente para atender aos índios que lá estão, podendo ser ainda muito menor, atendendo a total necessidade para uso de todos.
    Se for feito um real levantamento da situação indígena local, quem e quanto poderão produzir, relaciona-lo com a população em condições de trabalho, mão de obra produtiva nas aldeias indígenas, teremos um melhor indicador e mais justo para definir o quanto de terra será disponível para cada caso.
    Que os índios voltem a produzir na ” RAPOSA SERRA DO SOL” como antes havia!…
    Assim, sem muito confronto, poderemos restabelecer o convívio civilizado que almejamos, em paz, e que sejamos brindados com uma grande produção de alimentos vindo de terras indígenas do norte do nosso BRASIL. Agradeço por essa oportunidade .

Deixe o seu comentário!

Translate »