Vandré Fonseca: o guardião da Amazônia na visão de familiares e amigos

Em texto, a colunista Elvira França relata as homenagens ao jornalista (na imagem Vandré entrevista um ribeirinho impactado pela usina de Belo Monte, em Altamira, no Pará/Foto: Lilo Clareto/Amazônia Real)     Manaus (AM) – Durante o período em que atuei […]

Altamira, 27/11/2018 - Amazônia Real - Hidrelétrica - Matéria mostra as consequências da instalação da hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu e os impactos na vida da cidade de Altamira e de seus moradores, especialmente os que foram mais diretamente impactados. Passando pelo lago formado pela barragem, entrevistamos beiradeiros da localidade conhecida como Paratizão, que foram reassentados e que lutam com as dificuldades trazidas pela barragem. À jusante da primeira barragem, segimos para a comunidade Vila da Ressaca, que além dos impactos sofridos com a redução da vazão provocada pela barragem, limitando a atividade pesqueira, sofrem com a posibilidade da instalação da mineradora Belo Sun que deverá impactar drasticamente a vida dos moradores. Foto: Lilo Clareto/Amazônia Real
Amazonia Real Por Elvira Eliza França Publicado em: 25/02/2019 às 16:50
Elvira Eliza
Elvira Eliza França

Elvira Eliza França é mestre em Educação pela UNICAMP, especialista em Neurociência e Comportamento pela PUC (RS), especialista em Programação Neurolinguística pelo NLP Comprehensive dos EUA e graduada em Comunicação Social pela Universidade de Mogi das Cruzes (SP). É autora dos livros: “Crenças que promovem a saúde: mapas da intuição e da linguagem de curas não-convencionais em Manaus, Amazonas” editado pela Valer e Secretaria de Cultura e Turismo do Amazonas (2002); “Corporeidade, linguagem e consciência: escrita para a transformação interior” (1995), “Dimensões interiores da escrita: a voz da criança interior” (1993), “Do silêncio à palavra: uma proposta para o ensino da filosofia da educação” (1988) e “Filosofia da educacão: posse da palavra” (1984), publicados pela Editora Unijuí (RS). Criou a técnica terapêutica com as expressões das emoções denominada “Caretas Articuladas com Movimentos das Mãos - CAMM.”

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

2 Comentários

  1. Mairkon Castro disse:

    Amei

  2. Arnoldo Santos disse:

    O texto faz voltar no tempo e lembrar tantas e tantas passagens do convívio com o Vandré. Foi bom ler os depoimentos. Todos foram muito certeiros do que lembramos do nosso amigo. Valeu pelo registro, Alguém tinha de fazê-lo. Vida longa ao empreendimento das queridas Elaíze e Kátia, junto com nosso grande brother, Alberto. Não somente queridos colegas, mas profissionais respeitadíssimos. Abraço fraterno!

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.