Domingo na Vila da Barca

Com mais de 5 mil habitantes, a maior comunidade ribeirinha urbana e de palafitas do país, em Belém, denuncia exclusão, o racismo ambiental e luta por moradia digna às vésperas da COP30

As casas da Vila da Barca têm quadros pintados pelos próprios moradores que refletem a preocupação socioambiental da comunidade (Foto: Cristina Serra/Amazônia Real, 2025).
Amazonia Real Por Cristina Serra Publicado em: 05/11/2025 às 17:47
Citações
“Esse é um caso típico de racismo ambiental. O Estado escolhe quem vai viver na lama e no esgoto e quem vai ter melhoria, inclusive numa região, a Doca, que não precisa de melhoria porque já é privilegiada. A COP mostrou esse contraste.”
Suane Barreirinhas, educadora popular e liderança da Vila da Barca

LINKS

https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2025/06/17/obra-cop-belem-esgoto-vila-da-barca-protestos-comunidade-palafitas.htm
https://amazoniareal.com.br/racismo-ambiental/
https://amazoniareal.com.br/a-vila-da-barca-sofre-o-descaso-e-abandono-em-meio-a-pandemia-do-coronavirus/
https://amazoniareal.com.br/apos-levante-popular-moradores-da-periferia-de-belem-terao-auto-de-natal-no-curro-velho/
https://amazoniareal.com.br/ataques-a-cultura-e-educacao-no-para/
https://www.youtube.com/watch?v=GxA8v8wGcv4
Local de Cobertura
Cristina
Cristina Serra

Cristina Serra é jornalista e trabalhou nas redações dos jornais Resistência, Leia Livros, Jornal do Brasil, Veja e da Rede Globo. Cobriu o desastre de Mariana, em 2015, para o Fantástico. Escreveu o livro “Tragédia em Mariana – a história do maior desastre ambiental do Brasil”(Record).

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.