All Work Should Be Play

Por que o IBGE contou tão poucos gays, lésbicas e bissexuais

Pesquisa Nacional de Saúde indicou que menos de 2% dos brasileiros se definem como homossexuais ou heterossexuais

Autoidentificação

A PNS descobriu que 1,2% dos entrevistados se autoidentifica como homossexuais, 0,7% como bissexuais e 0,1% por outra orientação sexual.

Mundo hetero

Já a população heterossexual chegava a 94,8% (150,8 milhões de brasileiros) em 2019, ano em que foram coletados os dados para PNS

Subnotificações

O próprio IBGE admite que por ser a primeira vez que esse tipo de pergunta é feita não é improvável que o brasileiro não tenha respondido corretamente.

Pesquisa domiciliar

A PNS foi feita em 108 domicílios de todo o País. Uma pessoa ficava responsável por informar os dados, o que pode ter aumentado a subnotificação.

Em outros países

No Canadá, 3,1% dos homens e 3,5% das mulheres se identificam como lésbicas, gays ou bissexuais. Nos EUA, a proporção é de 2,7% (eles) e 3,2% (elas).

Orientação x identidade

A PNS 2019 averiguou a "orientação afetivo sexual" (gay, lésbica, bissexual). Não foram pesquisados as diferentes identidades de gênero, como os transgêneros.

Nas capitais

Macapá está em 3º lugar entre as capitais (3,9% de autoidentificação). Porto Alegre (5,1%) e Natal (4%) estão na frente.

Você não consegue falar, se expor, contar o que sente; as pessoas não te escutam, só preferem te julgar

Júlia Roberts de Souza pansexual

MAIS WEBStories

a brasileira ponto focal na ONU

Os novos poetas  da região norte

A moda indígena intercultural

Palm Leaf

MONTAGEM

Webstories

Eduardo Nunomura

IMAGENS

Patrícia Melo, Midia Ninja, César Nogueira, Cícero Pedrosa Neto, Vivianny Matos, IBGE/ Instagram,Mídia Ninja, @lucaa_srafael, Prefeitura de Macapá, Wérica Lima, Vitória Pinheiro/ Instagram, Alberto César Araújo