As últimas imagens de Bruno Pereira  e Dom Phillips

Indígenas do Vale do Javari encontraram o celular de Bruno Pereira, quatro meses após o seu assassinato. O aparelho estava afundado no meio da lama. Esta é a última foto do jornalista britânico Dom Phillips, tirada no dia 5 de junho de 2022.

A busca pela verdade

A Equipe de Vigilância da Univaja (EVU) solicitou à jornalista Sônia Bridi, que fazia um documentário para a Globoplay, um aparelho detector de metal. 

Pertences pessoais

Com o detector, foram encontrados o cartão de jornalista de Dom, seu caderno de anotações (inutilizado), o óculos de Bruno e o celular.

Nesta imagem, feita por Bruno, Dom aparece conversando com o pescador conhecido como Caboclo.

NOVAS PISTAS

Entre os poucos vídeos, dois mostram o pescador "Pelado" à espreita, momentos depois de ele ter apontado uma arma para Bruno e Dom. O pescador é réu confesso do crime.

No celular de Bruno, há mais fotos de pescadores, inclusive de Jânio Freitas de Souza, a última pessoa com quem ele e Dom conversaram antes de serem mortos numa emboscada.

O Vale do Javari fica na tríplice fronteira Brasil-Peru-Colômbia. Pesca ilegal, retirada de madeira de TIs e narcotráfico são os principais problemas enfrentados pelos indígenas.

A Globoplay acompanhava as buscas junto da EVU e produziu o documentário Vale dos Isolados, que será exibido nesta sexta-feira, 2 de junho.

Rabanete grande

As produções jornalísticas investigaram da grilagem de terras à exploração de madeira, do garimpo ilegal ao avanço do desmatamento. Dom conhecia bem essa realidade e planejava escrever um livro sobre como salvar a Amazônia.

Folha de palmeira

texto

Webstories

EDUARDO NUNOMURA

IMAGENS

BRUNO PEREIRA  TVGLOBO  / GLOBOPLAY