Povos Indígenas

Dom Phillips e Bruno Pereira foram vítimas de emboscada, denuncia indígena à Amazônia Real

Amazonia Real Por Amazônia Real Publicado em: 07/06/2022 às 12:16
Dom Phillips e Bruno Pereira foram vítimas de emboscada, denuncia indígena à Amazônia Real
Correções
O indigenista Bruno Pereira pilotava uma lancha da Univaja e não da Funai, como foi publicado erroneamente.
Citações
“Tínhamos esperança de encontrar eles, da (localidade) Cachoeira para baixo, amarrados, que tivesse alguma pista, algum ‘pisado’ na beira do rio, para a gente ir rastejando. Mas não achamos nada”, afirma a fonte indígena ouvida pela Amazônia Real.

Links:
https://amazoniareal.com.br/marinha-e-policia-federal-buscam-jornalista-e-indigenista-desaparecidos-no-vale-do-javari/

https://univaja.com/

https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2022/06/pf-apreende-dois-suspeitos-de-envolvimento-com-o-desaparecimento-de-indigenista-e-jornalista-ingles-no-am.ghtml

https://www.theguardian.com/international

twitter.com

 

 

 
Local de Cobertura
Amazonia
Amazônia Real

A agência de jornalismo independente e investigativo Amazônia Real é uma organização sem fins lucrativos, criada por jornalistas mulheres em 20 de outubro de 2013, em Manaus, no Amazonas, Norte do Brasil. Sua missão é fazer jornalismo ético e investigativo, pautado nas questões da Amazônia e de seu povo. A linha editorial é voltada à defesa da democratização da informação, da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa e dos direitos humanos. ([email protected])

41 Comentários

  1. Waldely disse:

    Gostei da reportagem, até certo ponto foi bem isenta, reportando a verdade do que realmente aconteceu. Tanto o jornalista, bem como o seu guia estavam cientes do lugar e das circunstâncias que se encontravam. E foram avisados pelos próprios índios sobre as dificuldades que encontrariam caso avançasse mais. E foram justamente o que fizeram. Só não entendi onde encontra a culpa do governo Bolsonaro nessa história e emaranhado de pontas soltas . Sim, as dificuldades nesse território não nasceu no governo Bolsonaro, já vem de décadas, piorando no governo petista que abriram as portas para guerrilheiros e narcotraficantes. Ainda tem muito caroço nesse angu que ainda irão aparecer.

  2. Jonas Seymour disse:

    O cara é funcionário licenciado de um órgão só governo e pega um barco desse mesmo órgão para levar um repórter inglês para fazer reportagem de denuncia de indígenas da Amazônia? Algo de errado não está certo. Se ele está afastado, quem autorizou a utilizar o barco utilizando dinheiro público para abastecer? Tem gato nessa tuba.

  3. Walquiria Lobato disse:

    Seu Raimundo, falta-lhe muito conhecimento do significado de *governo!* Governador é eleito pra governar! Diga lá, que tipo de presidento permite que traficantes, invasores de terras e garimpeiros ilegais invadam nosso espaço, nosso país, sem controle nenhum, e com todo apoio de prefeitos, policiais e exércitos???? Tem que estudar, camarada! Criminosos que infestam meu país, que se apossam das nossas terras, que matam à vontade deles, contra toda a soberania do nosso país!! Pelamor, o senhor é cego, surdo e mudo???? #ForaBolsonaro e #ForaApoiantesDeCriminosos!

  4. Walquiria Lobato disse:

    Que todos os deuses permitam que Bruno e Dom sejam encontrados, embora tudo indique que isto não acontecerá! É com um imenso sentimento de impotência que a gente descobre que certas regiões do nosso país é “comandada” por uma raça de criminosos traficantes, que ameaçam, mandam e desmandam, enquanto o capitão-presidento arrota e vomita bravata o dia inteiro, sem uma gota de vergonha na cara suja dele! #ForaBolsonaro!

  5. Francisco Pires de Camargo disse:

    Enquanto estiverem falando e escrevendo amazônia tudo e nebuloso porque a amazônia não existe o que existe é o estado do Amazonas a boiada fala amazônia todos acham lindo e seguem a boiada com uma coisa abstrata e coisa de sensação térmica não inventaram um instrumento para medir acorda brasil

  6. rodrigo araujo disse:

    Nós falhamos como gênero humano. Basta ler os comentários da reportagem. Meu deus…

  7. Marcelo Garcia Carvalho disse:

    O que esperar do governo mais incompetente da história do Brasil? Transformou as Forças armadas num corpo pretoriano, qua não serve a República, só lambe as botas do capitão Bozo e seus filhos corruptos. O que mais eles querem é que todos os que lutam contra esse governo que transformou o Brasil numa piada internacional morram.

  8. Raimundo de Almeida Carvalho disse:

    Não queiram colocar culpa no governo federal porque não cabe.! O jornalista e o indigência apresentaram algum plano operacional à funai para esta missão? Não!
    Meu caro autor da reportagem, em poço que tem picanha malandro toma água de canudo. Quem age à revelia dos órgãos de controle têm que arcar com as consequências. A imprensa internacional os governos estrangeiros deveriam está reflorestar seus países totalmente devastados e não ficar com mi mi mi. Lamento pelo desaparecimento das duas pessoas mas, não venha botar bolsonaro nessa história.
    Porque ninguém, nem índio, nem essas entidades ,e, são muitas , a maioria de estrangeiros infiltrados não reagem ao garimpo e ao tráfico na região? Porque são todos beneficiários da ilegalidade. ESTA É A PURA VERDADE. E o autor da reportagem sabe que é assim. Vamos escrever a notícia como ela aconteceu. Não cabe interpretações. Um abraço

  9. Alessandra Moreira disse:

    A matéria é muito boa, embora em alguns pontos tenha envolvido tanta politicagem no meio, lamentavelmente,
    já definindo culpados pela morte dos dois. Todos são suspeitos até que se prove o contrário meus amigos!!! Do jeito que todos estão de olho na nossa floresta, não duvido que a “emboscada” tenha sido paga por algum “amigo” querendo queimar ainda mais nosso país e botar lenha nas fogueiras internacionais para que pensem que não somos capazes de cuidar da nossa terra! Não se iludam! Pessoas estúpidas falando mal dos órgãos que defendem as nossas fronteiras. Pobres coitados! Quem vocês acham que vão lutar caso queiram ameaçar nossa soberania? Falem mal, queimem a reputação do nosso país e aguentem as consequências depois!

  10. Luiz Bernardo Marinozi disse:

    Porque esse povo não vai preservar a terra deles, aqui tem soberania.

  11. Carlos André disse:

    País ridículo. Onde que o DESRESPEITO de TODOS governos com o meio ambiente em geral é assustador.

  12. Claudia Tiburcio disse:

    Antes do governo Bolsonaro a Amazônia não foi desmatada e bem tinha traficantes????…Infelizmente tudo er ruim que acontece nesse país a culpa é do Boldonaro, antes dele assumir o governo o país erra maravilhoso….Bolsonaro 2022..

  13. Luiz Ronaldo Correa Pinheiro disse:

    Este governo tem que ser denunciado por negligência e conivência com os crimes que estão acontecendo – invasão de terras pelo agronegócio, garimpo ilegal, tráfico internacional de madeira e assassinato de indígenas. Salvem o Brasil do governo Bolsonaro que “autoriza” as agressões e a violência contra os povos originários.

  14. Pedro Schimitz disse:

    Os crimes praticados por traficantes e outros profissionais do crime, e suas incontaveis armas, não têm quase nenhuma para a midia, está tudo bem para a grande maioria de redações e jornalistas.

  15. Augusto Santos disse:

    Com relação ao suposto “sucateamento” da Funai, acredito que a matéria faz confusão nivelando o governo do já comprovado Ladrão, e ex presidiário Lula, que sim, sucateou aquele órgão com roubalheiras incontáveis; diferentemente do atual presidente Bolsonaro, que segue quase sempre aclamado por indígenas, não só são gratos pela liberdade conquistada para usufruírem livremente de suas terras, bem como pelas novas políticas adotadas visando dar a eles possibilidade de desfrutarem de novas oportunidades econômicas.

  16. Washington disse:

    A amazonia não é um pedaço de terra é gigantesca e com lugares nunca pisado pelo homem ,antes de entra na Amazônia o primeiro contato que devemos ter são com as autoridades daquele local informando da missão que será realizada,destino e paradas para que quando houver alguma anormalidade essas autoridades locais saibam como dever ser a procura por essas pessoas,um plano de ação não pode ser feito sem detalhes especificos o que demanda tempo,dinheiro e pessoal dando todas as garantias as equipes.

  17. Maria Edviges Machado disse:

    O fato é que nenhum governo brasileiro, desde a sua colonização até hoje, deu conta da Amazônia, no sentido de ser uma região imensa e de difícil acesso. O governo de Bolsonaro é apenas mais um governo incompetente em relação a isso e não deveria ser o único crucificado. A Amazônia deveria ser entregue a ONU, para deixar de ser um peso para todos os governantes brasileiros que não conseguem resolver este problema. E com a ONU, quem sabe os “ecochatos” dariam conta, né?

  18. Fernando Lacerda disse:

    A reportagem seria melhor se fosse um trabalho jornalistico e não vermelho político. Os relatos sempre se encaminham para o viés de desqualificar o melhor governo do Brasil nos últimos 50 anos. Porém, talvez para os grupos que subsidiaram a reportagem com tantas e detalhadas informações, o anterior governo narco-comunista tenha sido mais promissor. Acontece que não vamos mais ficar calados, aceitando a carga na cangalha sem escoicear. Temos muitas questões amazônicas que são mascaradas. Hoje, a informação atua contra as “verdades” que vocês contavam nos encontros internacionais, repercutidos pelo maior câncer desse país, a TV Globo. Bolsonaro é o caminho para que se trate a Amazônia com verdade!!!

  19. REGINA disse:

    Reportagem com viés político

  20. ADELICO DAS NEVES VIEIRA JUNIOR disse:

    O que se espera de um governo como o desse monstro Bolsonaro.

  21. Sandro disse:

    De forma alguma o governo é omisso com relação a este ocorrido a Amazônia é imensa se torna praticamente impossível estas buscas além do mais ONGs internacionais que atuam na área tem como objetivo principal buscar ouro e riquezas em nosso território saqueando e contrabandeado nossas riquezas .

  22. Gil disse:

    Notícia que aparenta se sustentar em fatos mas lamentavelmente se perde em politização e em criminalizar o governo federal….e o fax de maneira bem leviana

  23. Andréa Regina Lopes disse:

    NÃO DEIXEM NUNCA DE NOS INFORMAR, NÓS, QUE SOMOS TÃO CARENTES, CADA VEZ MAIS DE VOZES ATIVAS QUE ABRAM NOSSOS OLHOS E OUVIDOS, OBRIGADA, PELO SEU TRABALHO DE TOTAL IMPORTÂNCIA !!!!

  24. Petry disse:

    Parece Q quem vê e pensa diferente do editorial tem muita dificuldade de comentar neste veículo de comunicação!!

  25. petry petry disse:

    Jornal tendencioso!! Já encontraram os corpos ?? Não!! Mas acharam um culpado !!

  26. Marcos Carneiro disse:

    Não julgue o que não sabe, temos a melhor e a única tropa do mundo, em selva. Como no Brasil a política idiotiza a maioria, vamos raciocinar um pouco. Ambos sabiam dos riscos que estavam correndo em realizar o trabalho. E aí vem a pergunta… o que o governo tem a ver com isso? As buscas estão ocorrendo mas para muitos que nem sonham o que é a selva, imaginam uma ação rápida criada na imaginação. Vamos torcer para que sejam encontrados com vida.

  27. petry petry disse:

    Reportagem bem feita, pena Q sempre acusa Bolsonaro como se o presidente é culpado de atos criminosos. Vejam o RJ onde o STF proíbe entrada da polícia em favelas… TBM e culpa do Bolsonaro ?? voltando ao assunto da reportagem, se a Funai tem problemas em relação ao governo federal, com certeza alguma coisa ilícita teve. Creio Q o povo Brasileiro não precisa de relatos tendenciosos. já acharam os corpos ?? Não!! Mas acharam um culpado !!

  28. paulo cezar rodrigues nogueira disse:

    Reportagem tendenciosa e sem crédito com interesse de responsabilizar o governo federal por jornalismo que não tem mais verba pública.

  29. Maria Aparecia Sotolani da silva disse:

    Continuem lutando pela imprenssa livre. Excelente matéria jornalística. Nós que estamos distantes da Amazônia, por mais que buscamos informações, não temos idéia da dimensão do problema.

  30. Rogério Geraldo Lisboa disse:

    Taí o resultado do Governo da Presidente Dilma quando sucateou as Forças Armadas principalmente diminuindo o efetivo Militar nas fronteiras ao longo da Amazônia que faz divisa com os países citados. Um incursão na Amazônia, sem uma equipe especializada com conhecimento geográfico e conhecimento sobre o narcotráfico da região, eles tem que ser mto corajoso. É a mesma coisa de estar em NY e se meter com Prostituição sem conhecimento de causa, vai acabar mal.
    Eu pergunto: o jornalista informou a Funai e órgãos do governo sobre a incursão seja para reportagem ou espionagem.
    Espero que tudo de certo para eles e sejam encontrados com vida.

  31. EMILIO disse:

    Lembro o que aconteceu com a expedição do Pe. Calleri para encontrar os Waimis Atroaris, no Alalaú. Foi abandonado pelos militares para ser massacrado, e ter pretexto para dizimar os indígenas.

  32. Carlos trevisan disse:

    Como vocês dizem na observação sobre o espaço democrático dos comentários não admitindo discurso de ódio, no entanto o teor da reportagem feito por voces, não citando o nome do repórter autor da materia, já está acusando o atual presidente como o culpado pelo sucateamento da FUNAI já demonstrando o pensamento esquerdista que o acusa sem provas, esquecendo de citar os 16 anos de desgoverno petista onde nesse período ouve o maior índice desmatamento da floresta e uma imensa quantidade de entidades travestidas de ONGS autorizadas a atuarem na Amazônia pelo governo petista e como foi dito acima foram 16 anos de desgoverno socialista para apenas três de um que esta tentando concertar o estrago feito pela turma do atraso.

  33. Marcelo Grigolo disse:

    Esse desgoverno… é responsável pela omissão…pela negligência…com que trata as causas da Amazônia… alguém ganha muito com esse descaso…quem será????

  34. Marcelo Grigolo disse:

    Esse desgoverno… é responsável pela omissão…pela negligência…com que trata as causas da Amazônia… alguém ganha muito com esse descaso…quem será????

  35. LUIZ CARLOS RODRIGUES DE SOUZA disse:

    Continuem com o trabalho em defesa de uma imprensa livre e democratica.

  36. Paulo Ribeiro disse:

    Não deixem de informar o que acontece na Amazônia. Sabemos pouco dos fatos tenebrosos de ataque aos indígenas. O guia pareceu muito otimista de não ser atacado. Infelizmente parece que estava errado. Vou divulgar a matéria pela importância que tem

  37. Que reportagem extraordinária! Apuracão, texto, abordagem, pauta. Tudo excelente! Como jornalista cumprimento e saúdo o Amazônia Real! É muito bom conferir que o Jornalismo brasileiro está vivo. Parabéns!!!!

  38. Luise Weiss disse:

    Espero que chegue a uma resposta….não ter resposta, o vazio….e a pior situação…..

  39. Cassandra Castro disse:

    A primeira matéria mais aprofundada que li até agora sobre o desaparecimento lamentável desses dois homens. Que tristeza! É até revoltante ver as ” providências” tomadas pelas autoridades frente ao fato. Tomara que as suspeitas de que estejam mortos não sejam confirmadas. Parabéns à equipe da Amazônia Real pela matéria!

  40. Branca Ferrari disse:

    É estarrecedor saber que o Exército, a Marinha e a Força Aérea do Brasil não tem qualquer preparo, nem equipes especializadas para atuar na Amazônia. Então poderia ocorrer qualquer invasão militar de outro país pela Amazônia que nada seria feito pelas tais forças? Levariam meses para se informar e para atuar às cegas na região. Que fracasso de governos tem esse país que nunca fizeram nada a respeito. Só agora ficamos sabendo que tem por lá atuando livremente traficantes peruanos ou colombianos. E as ditas ‘forças armadas’ e o próprio governo deste país fingem não saber e dormem em leito esplêndido!

  41. Vera Durão disse:

    Excelente material jornalístico!

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.