Povos Indígenas

Depois de susto, índios Ashaninka fazem contato com tribo desconhecida no Acre

Amazonia Real Por Kátia Brasil Publicado em: 02/07/2014 às 01:05
Kátia
Kátia Brasil

Kátia Brasil é co-fundadora e editora executiva da agência de jornalismo independente e investigativo Amazônia Real, com sede em Manaus (AM). Recém formada pela Faculdade Hélio Alonso, no Rio de Janeiro, foi morar na Amazônia no início do ano de 1990. Trabalhou na TV Cultura e jornais O Globo, A Gazeta de Roraima, O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo. Entre os prêmios que ganhou estão o Esso Regional Norte 1991 e Women Journo Heroes (#JournoHeroes), da International Women’s Media Foundation (IWMF), em 2019, Prêmio Abraji, em 2020, Vladimir Herzog e Comunique-se, ambos em 2021. É conselheira da Énois Jornalismo, do Tornavoz e Projor. Integra o forbiddenstories.org, o Fórum Permanente das Mulheres de Manaus (FPMM) e do Coletivo Mães Pela Diversidade ([email protected])

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

8 Comentários

  1. Dumas Rony disse:

    E muito bom saber que a Funai noa vai ccntatar estes Indios isolados. A experiença mostre que um contato pode significar o fim dos Indios

  2. Muito bom e superinteressante documentário! Fico muito feliz ao saber que o nosso país tenta proteger e garantir os territórios e principalmente o não contato com estes povos natos brasileiríssimos “nossas raízes” que lá estão plantados, brotando à vida humana. Deve mesmo serem contatados o país vizinho Peruano, à sintonia de coibição à ação depredatória dos territórios indígenas não contatados, afim de evitar que estes povos sejam forçados ao abandono de suas terras, crenças, forma natural de viver, e a aquisição de doenças dos povos civilizados perigosas e provocadoras de seu extermínio. Cuidemos deles sem pretensões egoístas e orgulhosas, para que continuem nascendo, povoando, e vivendo junto da nossa natureza em sua forma equilibrada como sempre foram antes de serem descobertos.

  3. Celia Nascimento disse:

    É muito bom, sabermos que em pleno século XXI, temos povos ñ alcançados.isolados, (saquiadores), como foram chamados, mais de rica cultura que sobevivem sem depender da medicina avançada com nós homem branco.

  4. Gostei das materias e pretendo manter contato direto. Obrigado: Lamberto de Carvalho

    • Amazônia Real disse:

      Obrigada, Lamberto pela visita ao site. Estamos acompanhando os desdobramentos dessa situação. Certamente a Funai
      vai encontrar uma forma de preservar, a vida e cultura, ao máxima essa etnia ainda desconhecida. Kátia Brasil.

      • João Vitor campos-silva disse:

        Prezados, sou pesquisador e trabalho com uso de recursos naturais na Amazônia. Gostaria de saber se há possibilidade de mandar um texto para o site de voces

        Muito obrigado

        Joao

  5. Patrícia disse:

    É muito bom saber que eles existem. Mas acho que infelizmente foi a pior decisão que eles fizeram, que foi entrar em contato com o homem branco. Isso pode devastar a forte cultura que eles manteve durante todo esse tempo.

  6. João Machado disse:

    É muito legal saber que ainda temos riquezas culturais intactas e que os governantes tem que preservar, os povos nativos com a biodiversidades.

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.