Povos Indígenas

Depois de susto, índios Ashaninka fazem contato com tribo desconhecida no Acre

Amazonia Real Por Kátia Brasil Publicado em: 02/07/2014 às 01:05
Depois de susto, índios Ashaninka fazem contato com tribo desconhecida no Acre
Kátia
Kátia Brasil

Kátia Brasil é jornalista formada pela Faculdade de Comunicação e Turismo Hélio Alonso, no Rio de Janeiro, em 1990. Tem experiência em jornal, rádio, e TV em pautas investigativas de política, economia, direitos humanos e meio ambiente. Em março de 1990 mudou-se para a Amazônia. Em Roraima trabalhou nos jornais O Estado de Roraima e A Gazeta de Roraima, TV Educativa, e no O Globo. No Amazonas, onde reside, trabalhou no Amazonas Em Tempo, TV Cultura, O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo Entre os prêmios que ganhou está o Esso de Jornalismo Região Norte com reportagem “Bandeira do Brasil Hasteada na Fronteira”, publicada pelo jornal A Gazeta de Roraima. É cofundadora e editora-executiva da agência Amazônia Real. ([email protected]/[email protected])

8 Comentários

  1. Dumas Rony disse:

    E muito bom saber que a Funai noa vai ccntatar estes Indios isolados. A experiença mostre que um contato pode significar o fim dos Indios

  2. Muito bom e superinteressante documentário! Fico muito feliz ao saber que o nosso país tenta proteger e garantir os territórios e principalmente o não contato com estes povos natos brasileiríssimos “nossas raízes” que lá estão plantados, brotando à vida humana. Deve mesmo serem contatados o país vizinho Peruano, à sintonia de coibição à ação depredatória dos territórios indígenas não contatados, afim de evitar que estes povos sejam forçados ao abandono de suas terras, crenças, forma natural de viver, e a aquisição de doenças dos povos civilizados perigosas e provocadoras de seu extermínio. Cuidemos deles sem pretensões egoístas e orgulhosas, para que continuem nascendo, povoando, e vivendo junto da nossa natureza em sua forma equilibrada como sempre foram antes de serem descobertos.

  3. Celia Nascimento disse:

    É muito bom, sabermos que em pleno século XXI, temos povos ñ alcançados.isolados, (saquiadores), como foram chamados, mais de rica cultura que sobevivem sem depender da medicina avançada com nós homem branco.

  4. Gostei das materias e pretendo manter contato direto. Obrigado: Lamberto de Carvalho

    • Amazônia Real disse:

      Obrigada, Lamberto pela visita ao site. Estamos acompanhando os desdobramentos dessa situação. Certamente a Funai
      vai encontrar uma forma de preservar, a vida e cultura, ao máxima essa etnia ainda desconhecida. Kátia Brasil.

      • João Vitor campos-silva disse:

        Prezados, sou pesquisador e trabalho com uso de recursos naturais na Amazônia. Gostaria de saber se há possibilidade de mandar um texto para o site de voces

        Muito obrigado

        Joao

  5. Patrícia disse:

    É muito bom saber que eles existem. Mas acho que infelizmente foi a pior decisão que eles fizeram, que foi entrar em contato com o homem branco. Isso pode devastar a forte cultura que eles manteve durante todo esse tempo.

  6. João Machado disse:

    É muito legal saber que ainda temos riquezas culturais intactas e que os governantes tem que preservar, os povos nativos com a biodiversidades.

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.