×
Elvira Eliza França

Um resgate das memórias da medicina popular em Parintins

Amazonia Real Por Elvira Eliza França Publicado em: 01/08/2022 às 17:27
Citações


"O livro de Fátima valoriza os conhecimentos dos agentes da curandage amazônica, relembrando como eles foram adquiridos, por tradição do ensinamento com aqueles que já são reconhecidos na comunidade pelo dom de curar", diz Elvira Eliza França.

 

Link: https://bncamazonas.com.br/toadas/a-cura-pela-mae-do-corpo-e-outras-historias-de-curadores-de-parintins-reunidas-em-um-livro/>. Acesso em: 10/07/2022.

Elvira Eliza
Elvira Eliza França

Elvira Eliza França é mestre em Educação pela UNICAMP, especialista em Neurociência e Comportamento pela PUC (RS), especialista em Programação Neurolinguística pelo NLP Comprehensive dos EUA e graduada em Comunicação Social pela Universidade de Mogi das Cruzes (SP). É autora dos livros: “Crenças que promovem a saúde: mapas da intuição e da linguagem de curas não-convencionais em Manaus, Amazonas” editado pela Valer e Secretaria de Cultura e Turismo do Amazonas (2002); “Corporeidade, linguagem e consciência: escrita para a transformação interior” (1995), “Dimensões interiores da escrita: a voz da criança interior” (1993), “Do silêncio à palavra: uma proposta para o ensino da filosofia da educação” (1988) e “Filosofia da educacão: posse da palavra” (1984), publicados pela Editora Unijuí (RS). Criou a técnica terapêutica com as expressões das emoções denominada “Caretas Articuladas com Movimentos das Mãos - CAMM.”

3 Comentários

  1. Carmen Florêncio disse:

    O resgate dos conhecimentos tradicionais dos curandeiros tem sua importância destacada, principalmente em nossa região amazônica cuja extensão e dificil acesso a muitas comunidades se mostra como alternativa para o tratamento de muitas doenças, através na nossa rica flora que nos oferece alternativas naturais de tratamento, quando o atendimento institucionalizado não chega àquelas paragens.

  2. Maíra disse:

    Eu mesma já me curei de uma fratura do pé (quinto metatarso), somente com medicinas ancestrais e naturais. Esses conhecimentos definitivamente, precisam ser repassados. Pois afinal, a medicina convencional, atua muito na sintomatologia. Mas somente os saberes ancestrais – na minha opinião – atuam nas raízes dos nossos adoecimentos.

  3. Fátima Guedes disse:

    A Sabedoria Ancestral acolhe com profunda GRATIDÃO o reconhecimento da Mestra e ao mesmo tempo Buscadora de Memórias Culturais – Elvira França. O singular apoio é mais um eco que retumba contra o memoricídio cultural imposto pelo sistema mercadológico academicista aos saberes tradicionais.
    GRATIDÃO, MESTRA ELVIRA!

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.