Ameaçados de despejo, indígenas Warao em Boa Vista não sabem para onde ir

No último domingo, policiais militares estiveram no local, gerando clima tenso entre os moradores. Os indígenas dizem que autoridades públicas do governo de Roraima e federal não lhes informam sobre alternativas de moradia. Na imagem acima, família Warao na ocupação […]

Ocupação Yakera Ine dos indígenas Warao em Boa Vista (Foto: Felipe Medeiros/ Amazônia Real).
Amazonia Real Por Felipe Medeiros Publicado em: 23/05/2025 às 08:00
Citações

“Eu fiquei com medo, porque já vi policiais baterem com arma”, relembra de outras abordagens o cacique Jose Jimenez Nunez.


“As crianças, as mulheres, todos ficaram com muito medo. A gente sabe o que já aconteceu com outros povos indígenas. A polícia chega pra agredir”, afirmou o cacique Euligio Paez.


Nós não temos armas, só podemos nos defender falando. Queremos sair daqui com dignidade, mas este já é um espaço que formamos como comunidade”, ressaltou Carmen Ramirez, indígena Warao.


 

“O perigo que corremos é de um etnocídio, ou seja, a morte da cultura e da identidade por causa dessa ofensiva contra os deslocados”, alerta Márcia Oliveira professora do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF-UFRR)

Felipe
Felipe Medeiros

Jornalista multimídia. Foi repórter e apresentador em portais e emissoras de TV em Roraima onde participou de importantes coberturas, como o sarampo no estado, garimpo ilegal, desmatamento no extremo norte, eleições, a crise migratória da Venezuela e a pandemia de Covid-19. Já atuou com jornalismo sindical, em centrais e sindicatos trabalhistas. É formado pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Nas redes sociais defende a democracia e as minorias.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

1 Comentário

  1. Jhon disse:

    Muito obrigado pela sua compreensão da nossa comunidade Yakera Ine, É realmente certo o que tá acontecendo no local onde moramos…Tamos sem direção mas o Ministério Público Federal tá com nós e conhece nossa situação

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.