Indígenas da Amazônia rechaçam participação apenas simbólica na COP30

Organizações da Amazônia continental estão finalizando suas propostas e demandas para a conferência em Belém. As lideranças querem participar efetivamente das decisões durante a conferência.

Plenária dos Povos na COP29, em Baku (Foto: Kiara Worth/UNClimateChange).
Amazonia Real Por Giovanny Vera Publicado em: 02/10/2025 às 08:14
Citações
 

“Não se pode falar de soluções climáticas sem a participação ativa e vinculante dos povos indígenas”.  Anoshka Anoshka Irey Cameno, povo Harabukt


“Nossas demandas são que os recursos cheguem diretamente aos territórios, que não haja intermediários, que não chegue mediante os governos, que seja de forma direta”. Tomás Candia, presidente da CIDOB. 


"Sem povos originários não há Amazônia viva, e sem Amazônia viva não há um futuro climático possível", Marco Martínez, liderança da Confederação de Nacionalidades Indígenas da Amazônia Equatoriana (CONFENIAE)

Giovanny Vera
Giovanny Vera

Giovanny Vera é comunicador social, formado na Universidade Gabriel René Moreno (Bolívia). Com mais de 15 de anos de vivência e viagens em vários biomas da América do Sul, já escreveu sobre povos indígenas, direitos humanos e meio ambiente. Atualmente mora em Cuiabá, capital do Mato Grosso, monitorando a questão socioambiental do Cerrado e da Amazônia.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.