Geoglifos da Amazônia podem ser vistos em exposição em Manaus

As grandes estruturas escavadas no chão por povos originários, há mais de 2 mil anos, foram descobertas na década de 1970. Nesta sexta-feira, uma exposição com 27 fotografias entra em cartaz no Musa.

Imagens de geoglifos feitas durante um sobrevoo nos estados do Acre e Amazonas em maio de 2025 (Foto: Valter Calheiros).
Amazonia Real Por Elaíze Farias Publicado em: 09/10/2025 às 20:55
Citações

Registrar essas estruturas geométricas que desvenda segredos da ocupação da Amazônia foi uma realização como educador ambiental, como cidadão e pesquisador das águas e das florestas. A cada amanhecer na floresta, com visão privilegiada das alturas num pequeno avião, sentia a responsabilidade de fazer registros simples que nos leve a agir e despertar para a proteção da natureza amazônica, e através das fotos fazer chegar tanta beleza aos olhos de quem não consegue vir apreciar aqui de pertinho, das alturas sobrevoando como um pássaro”.


Valter Calheiros – fotógrafo.


 


“Os construtores de geoglifos, verdadeiros engenheiros, arquitetos e matemáticos dos tempos antigos, detinham o saber sobre a paisagem. Conheciam a geomorfologia, para escolher os lugares para a construção de Geoglifos monumentais. Escolhiam locais elevados e planos, com nascentes de água potável”.


 

Alceu Ranzi – paleontólogo

Elaíze
Elaíze Farias

Cofundadora da Agência Amazônia Real e editora de conteúdo. É referência em reportagens sobre povos originários, populações tradicionais, denúncias de violações de direitos territoriais e direitos humanos, crise climática, violências socioambientais e impactos de grandes empreendimentos na natureza e nas populações amazônicas. Entre as premiações recebidas, está o Prêmio Imprensa Embratel de 2013. Em 2021, foi homenageada no 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), junto com Kátia Brasil, também fundadora da Amazônia Real. Em 2022, recebeu o Prêmio Especial Vladimir Herzog. É jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.