“A COP30 não reconhece a gente”, diz indígena do protesto

Justificando o apagamento em suas falas e nas negociações para conter a crise climática no mundo, manifestantes driblaram a GLO e a segurança da ONU para fazer o ato na Zona Azul. Lula ficou irritado. A segurança foi reforçada no local e respingou na Zona Verde: indígenas Munduruku foram barrados e tiveram flechas e bordunas retidas por seguranças e agentes da PF.

Indígenas entram com o pé na porta da Zona Azull, durante à COP30, para cobrar os seus direitos durante o protesto na noite de terça-feira (11/11) (Foto: Danilo Verpa/Folhapress).
Amazonia Real Por Amazônia Real Publicado em: 12/11/2025 às 17:49
Citações
“A gente quer chamar atenção do mundo para dizer que a Amazônia não está bem. E isso não é nada bom para nós. Isso viola nossos direitos. Nossos territórios. Deixa uma situação precária para as próximas gerações. Falo como amazônida. A Amazônia é meu território, minha casa, meu lugar sagrado. É a minha farmácia viva, como pajé falo isso sem medo”. Pajé Nato Tupinambá.
Amazonia
Amazônia Real

A agência de jornalismo independente e investigativo Amazônia Real é uma organização sem fins lucrativos, criada por jornalistas mulheres em 20 de outubro de 2013, em Manaus, no Amazonas, Norte do Brasil. Sua missão é fazer jornalismo ético e investigativo, pautado nas questões da Amazônia e de seu povo. A linha editorial é voltada à defesa da democratização da informação, da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa e dos direitos humanos. ([email protected])

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.