Origem e metodologia: Reportagem produzida a partir do acompanhamento da ocupação indígena no terminal da Cargill, em Santarém (PA), e de agendas oficiais realizadas em Brasília sobre o Decreto nº 12.600/2025.
Apuração: Apuração feita de forma remota, acompanhando redes e canais oficiais de organizações indígenas como o CITA, Citupi e Coiab.
Povos Indígenas
Vitória dos indígenas: Lula revoga decreto de privatização de hidrovias na Amazônia
Decisão ocorre após pressão de lideranças que ocupam o terminal da empresa Cargill, em Santarém (PA); movimento cobrava retirada da norma que incluía rios amazônicos no programa federal de desestatização.
Metodologia
Citações
“Uma vitória do movimento organizado, que há 33 dias em Santarém ocupou o prédio de uma das maiores multinacionais exportadoras de soja do mundo, que é a Cargill. Todos nós entraremos para a história pela revogação desse decreto”.
Lucas tupinambá, coordenador do CITA
DOE PARA A AMAZÔNIA REAL
Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.
Foi uma vitória emocionante, que culminou com a demonstração da coragem das mulheres, líderes indígenas da manifestação, aliadas com outros grupos que foram dar apoio ao movimento. Chorei de emoção ao ver vídeos e ouvir as falas das pessoas defendendo a natureza, em nome dos indígenas e dos demais brasileiros que têm direito à vida, com uma natureza saudável e protegida. Parabéns pela cobertura jornalística e por trazer dados verdadeiros sobre um dos maiores movimentos indígenas dos últimos tempos em nosso país.