Esta reportagem foi apurada a partir do relato de ameaças e ataques ao mais longevo seringueiro e ativista ambiental do Acre, Raimundo Mendes de Barros, de 80 anos, primo de Chico Mendes, assassinado em 1998 por defender a preservação da reserva que leva seu nome. As ameaças contra Raimundo e sua família estão sendo disseminadas em um grupo da rede social WhatsApp, aberto no dia 06 de junho. Entre os administradores do grupo estão populares, agricultores, pecuaristas e políticos locais. As ameaças começaram após o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) deflagrar, na quinta-feira (5) - Dia do Meio Ambiente -, a Operação Suçuarana, para combater o desmatamento na Reserva Chico Mendes, crime ambiental recorrente e provocado, segundo o órgão, “pela pecuária irregular praticada por invasores em diferentes pontos da Unidade de Conservação (UC)”.
Ameaças virtuais contra Raimundo Barros, primo de Chico Mendes, serão investigadas no Acre
Os ataques em um grupo de WhatsApp começaram após operação do ICMBio apreender bois criados ilegalmente por pecuaristas, que foram expulsos de dentro da unidade de conservação, no Acre. O número permitido de criação de animais por morador é 30 […]
Metodologia
Citações
“Eu não paro, eu não paro porque eu não tenho como parar. Eu não parei quando eu era novo, porque agora na na velhice eu vou parar? Vou continuar fazendo o meu trabalho”, afirma Raimundo Mendes de Barros sobre sua luta para preservar a floresta da Reserva Chico Mendes, legado de seu primo.
“Por causa desses caras (família do Raimundão), a gente tem que virar tudo bandido, entendeu? Fazer igual aqueles caras de São Paulo: eles chegaram e meteram a bala, é o único jeito pra acabar com eles. É o único jeito, a Lei está do lado deles”, diz uma pessoa do grupo.
“A gente vê isso acontecendo, parece que a gente volta há muitos anos no tempo, né? E ver o tio Raimundão assim. Ele denunciou na semana Chico Mendes a ameaça, mas depois disso se arrefeceu,mas agora com esse episódio [do grupo virtual] a gente teme muito pelo que possa acontecer com ele”, diz Angela Mendes.
“A gente fez uma troca por uma área que eu tinha no assentamento Tupá, também dentro da resex Chico Mendes, e uma caminhonete Hilux, cabine simples do ano de 2013, nessa área de terra dele”, diz o pecuarista Jozenildo Mesquita de Souza, que teve apreendidos 167 bois dentro da Resex Chico Mendes e negociou terras da União.
LINKS
https://amazoniareal.com.br/jovens-cidadaos/xapuri/
https://sosamazonia.org.br/tpost/z1idhr25a1-ateli-da-floresta-a-realizao-de-um-sonh
https://amazoniareal.com.br/resex-chico-mendes/
https://trilhante.com.br/curso/legislacao-em-numeros-cf-volume-7/aula/terras-publicas-2
https://www.youtube.com/watch?v=vGO_CZNavRA&t=50s
https://reporterbrasil.org.br/2005/07/dicionario-extrativista/
Local de Cobertura
DOE PARA A AMAZÔNIA REAL
Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.
0 Comentários