“Para além da resistência” é o novo documentário da série “Ciência na Amazônia”

O segundo episódio traz a história de vida da cientista Ana Carla Bruno, do INPA, e como ela percebe a pouca representatividade de pesquisadoras negras dentro da academia (Foto de César Nogueira/Amazônia Real)  Manaus (AM) – Uma mulher negra, nordestina […]

A antropóloga Ana Carla Bruno, Pesquisadora Titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Professora e Orientadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Antropologia Social da UFAM durante as filmagens da série de documentários Ciência na Amazônia. (Foto: César Nogueira/Amazônia Real)
Amazonia Real Por Amazônia Real Publicado em: 24/12/2022 às 00:57
Citações

“Porque parece que o lugar que a gente tem que ocupar é o lugar de arrumar a casa, o lugar de empregada doméstica, de trabalhar em loja. É qualquer outro lugar, menos o espaço científico”, questiona Ana Carla Bruno sobre o racismo dentro da academia..


 

Links


 

https://www.escavador.com/sobre/424487/ana-carla-dos-santos-bruno


https://amazoniareal.com.br/ciencia-na-amazonia-philip-martin-fearnside-o-homem-da-natureza/


 
Local de Cobertura
Amazonia
Amazônia Real

A agência de jornalismo independente e investigativo Amazônia Real é uma organização sem fins lucrativos, criada por jornalistas mulheres em 20 de outubro de 2013, em Manaus, no Amazonas, Norte do Brasil. Sua missão é fazer jornalismo ético e investigativo, pautado nas questões da Amazônia e de seu povo. A linha editorial é voltada à defesa da democratização da informação, da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa e dos direitos humanos. ([email protected])

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

1 Comentário

  1. Alan Kardek Guimarães disse:

    Fontes maravilhosas para quem quer entender a produção científica na Amazônia.

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.