Política

Ativista Rosinaldo Rodrigues é assassinado em Manaus

Amazonia Real Por Leanderson Lima Publicado em: 16/02/2022 às 21:09
Citações

“Suas plataformas de luta abriram portas importantes na formação, identidade, visibilidade e reconhecimento de segmentos vulnerabilizados e criminalizados historicamente. Sua voz será sempre lembrada e deixa um legado relevante para nós”, diz professora e pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e coordenadora do Laboratório de Estudos de Gênero, Lidiany Cavalcante.


Links


http://www.aids.gov.br/pt-br/associacao-garotos-da-noite-agn


https://www.facebook.com/agnamazonas


https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2909200527.htm


http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2005-09-29/militante-de-movimento-pelos-direitos-dos-homossexuais-e-assassinado-em-manaus


 https://diaadianoticia.com.br/manaus-e-a-4o-cidade-mais-violenta-para-pessoas-lgbtq-no-brasil/



Relatórios do Observatório de Mortes Violentas de LGBTI+ no Brasil


https://observatoriomortesviolentaslgbtibrasil.org/2020-1



https://img1.wsimg.com/blobby/go/b0a35170-26bd-4092-82af-6a9e6302d848/Observat%C3%B3rio%20de%20Mortes%20Violentas%20de%20LGBTI-0001.pdf


https://img1.wsimg.com/blobby/go/b0a35170-26bd-4092-82af-6a9e6302d848/Relat%C3%B3rio%20Parcial%2001-2021-%20Setembro%20-%20Observat.pdf



Local de Cobertura
Leanderson
Leanderson Lima

É graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Nilton Lins. Tem MBA executivo em Gestão de pessoas e coaching, pelas Faculdades Idaam. Iniciou no jornalismo profissional em 2003, tendo trabalhado em veículos como Jornal A Crítica, Correio Amazonense, Jornal do Commercio e Zero Hora (RS). Na televisão trabalhou na TV A Crítica, Rede TV! Manaus, e na rádio A Crítica, como comentarista. Está na equipe de jornalistas investigativos da agência Amazônia Real desde o ano de 2021. É o vencedor do Prêmio Petrobras de Jornalismo de 2015, com a reportagem “Chute no Preconceito”.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

2 Comentários

  1. Naira disse:

    Muito boa reportagem. Espero muito que se faça um movimento para que não seja mais uma morte sem justiça. Conhecia o Rosinaldo ( Naldo) para o amigos, era uma pessoa muito querida , atencioso e super carinhoso com os amigos e com as pessoas que frequentavam o bar. É uma perda muito grande , muito triste

  2. Laurinha Souza Brelaz disse:

    É com muita dor e tristeza que recebo essa notícia.
    Eu , Laurinha Brelaz, fui militante em defesa das pessoas com HIV AIDS desde 1990 até 2009 e companheira de Rosilnaldo, Adamor Guedes e tantos outros e outras militantes que já nos deixaram e como Amiga pessoal de Rosinaldo Rodrigues, deixo a minha solidariedade aos amigxs e familiares desse grande ser humano que foi mais uma vítima da homofobia em Manaus.
    É uma perca irreparável e nos deixa órfãos também.
    Nas trincheiras das nossas lutas, quando matam um, surgem 10, quando matam 10, surgem 100 que vão continuar lutando e não vão nos calar.
    Eu tive que substituir o Adamor Guedes em 2005 quando ele foi assassino e me tornei a primeira mulher vivendo com HIV AIDS a assumir o Fórum de ONG AIDS DO AMAZONAS e também ajudei a construir vários movimentos de lutas pir Direitos Humanos em Manaus.
    Rosinaldo se tornou e assumiu a Presidência da AGN e muito lutamos e batalhamos juntos.
    Não calem nossas vozes e peço justiça por
    ROSINALDO RODRIGUES- PRESENTE.
    LAURINHA BRELAZ
    Militante da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV.
    Florianópolis/SC.

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.