É doutor pelo Departamento de Ecologia e Biologia Evolucionária da Universidade de Michigan (EUA) e pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus (AM), onde vive desde 1978. É membro da Academia Brasileira de Ciências. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelo Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC), em 2007. Tem mais de 600 publicações científicas e mais de 500 textos de divulgação de sua autoria que podem ser acessados aqui.
https://philip.inpa.gov.br
Sou arquiteto e urbanista e também agrimensor, tenho especialização em eng. sanitaria e ambiental, tenho experiencia na região, conheço a topografia, conheço os problemas do Incra amazônico, a geopolítica da região, Sou contra a opinião de algumas instituições que prefere a logística Manaus ao restante do país, por navegação pelo Rio Amazonas até Belem e esquecendo do restante das cidades e regiões amazônicas que estão morrendo a míngua, infelizmente.
O ASFALTAMENTO DA BR 319 É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA INTEGRAÇÃO TERRESTRE DA REGIÃO NORTE DO BRASIL COM O RESTANTE DO PAÍS. NÃO HÁ COMO SE ABRIR MÃO DA BR 319, POIS SERIA O MESMO QUE ABRIR MÃO DE TODA A REGIÃO NORTE DO BRASIL, CUJAS RESERVAS MINERAIS ATRAEM A COBIÇA INTERNACIONAL. SEM ELA FICA COMPROMETIDO O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DO AMAZONAS E RORAIMA. O DESENVOLVIMENTO DA ZONA FRANCA DE MANAUS E DO ESTADO DE RORAIMA, DEPENDEM DA RODOVIA. O TRANSPORTE FLUVIAL CONTINUARÁ EXISTINDO PARA MERCADORIAS, ENTRETANTO, EMBORA MAIS BARATO, É DEMORADO. MERCADORIAS PERECÍVEIS NECESSITAM DA VIA RODOVIÁRIA ENTRE MANAUS E PORTO VELHO. O PROBLEMA MAIOR É PARA O CIDADÃO COMUM QUE PRECISA SE DESLOCAR DE MANAUS PARA O SUL DO BRASIL E NÃO PODE PAGAR PASSAGEM AÉREA. COMO NÃO EXISTE TRANSPORTE RODOVIÁRIO CONSTANTE ENTRE MANAUS E PORTO VELHO, DEVIDO ÀS CONDIÇÕES DA BR 319, SE VÊ OBRIGADO A PASSAR DIAS EM UMA EMBARCAÇÃO PARA CHEGAR A PORTO VELHO. É UMA SITUAÇÃO INACEITÁVEL. A BR AINDA POSSUI CERCA DE 400 KM NÃO ASFALTADOS. AFIRMAR QUE O ASFALTAMENTO DESSES 400 KM RESULTARIA EM UM DESMATAMENTO INCONTROLÁVEL É, SEM DÚVIDA NENHUMA, UM GRANDE EXAGERO. HOJE DISPOMOS DE CONDIÇÕES TÉCNICAS PARA CONTROLAR O DESMATAMENTO. ALÉM DO FATO DESSA BR SER A ÚNICA LIGAÇÃO TERRESTRE DE MANAUS E BOA VISTA COM O RESTO DO PAIS, ESSA BR JÁ ERA ASFALTADA ANTERIORMENTE. COMO VEMOS OS TRANSTORNOS E PREJUÍZOS CAUSADOS AO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO NORTE DO BRASIL E À SUA POPULAÇÃO SÃO EVIDENTES. PELOS MOTIVOS ACIMA, ESPERAMOS QUE O GOVERNO FEDERAL DISPENSE A EMISSÃO DO LICENCIAMENTO PRÉVIO DO IBAMA, E AUTORIZA O ASFALTAMENTO DA BR 319, O QUANTO ANTES. O POVO DO AMAZONAS, RORAIMA E DE TODO O BRASIL AGRADECE.
Sou arquiteto e urbanista e também agrimensor, tenho especialização em eng. sanitaria e ambiental, tenho experiencia na região, conheço a topografia, conheço os problemas do Incra amazônico, a geopolítica da região, Sou contra a opinião de algumas instituições que prefere a logística Manaus ao restante do país, por navegação pelo Rio Amazonas até Belem e esquecendo do restante das cidades e regiões amazônicas que estão morrendo a míngua, infelizmente.
O ASFALTAMENTO DA BR 319 É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA INTEGRAÇÃO TERRESTRE DA REGIÃO NORTE DO BRASIL COM O RESTANTE DO PAÍS. NÃO HÁ COMO SE ABRIR MÃO DA BR 319, POIS SERIA O MESMO QUE ABRIR MÃO DE TODA A REGIÃO NORTE DO BRASIL, CUJAS RESERVAS MINERAIS ATRAEM A COBIÇA INTERNACIONAL. SEM ELA FICA COMPROMETIDO O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DO AMAZONAS E RORAIMA. O DESENVOLVIMENTO DA ZONA FRANCA DE MANAUS E DO ESTADO DE RORAIMA, DEPENDEM DA RODOVIA. O TRANSPORTE FLUVIAL CONTINUARÁ EXISTINDO PARA MERCADORIAS, ENTRETANTO, EMBORA MAIS BARATO, É DEMORADO. MERCADORIAS PERECÍVEIS NECESSITAM DA VIA RODOVIÁRIA ENTRE MANAUS E PORTO VELHO. O PROBLEMA MAIOR É PARA O CIDADÃO COMUM QUE PRECISA SE DESLOCAR DE MANAUS PARA O SUL DO BRASIL E NÃO PODE PAGAR PASSAGEM AÉREA. COMO NÃO EXISTE TRANSPORTE RODOVIÁRIO CONSTANTE ENTRE MANAUS E PORTO VELHO, DEVIDO ÀS CONDIÇÕES DA BR 319, SE VÊ OBRIGADO A PASSAR DIAS EM UMA EMBARCAÇÃO PARA CHEGAR A PORTO VELHO. É UMA SITUAÇÃO INACEITÁVEL. A BR AINDA POSSUI CERCA DE 400 KM NÃO ASFALTADOS. AFIRMAR QUE O ASFALTAMENTO DESSES 400 KM RESULTARIA EM UM DESMATAMENTO INCONTROLÁVEL É, SEM DÚVIDA NENHUMA, UM GRANDE EXAGERO. HOJE DISPOMOS DE CONDIÇÕES TÉCNICAS PARA CONTROLAR O DESMATAMENTO. ALÉM DO FATO DESSA BR SER A ÚNICA LIGAÇÃO TERRESTRE DE MANAUS E BOA VISTA COM O RESTO DO PAIS, ESSA BR JÁ ERA ASFALTADA ANTERIORMENTE. COMO VEMOS OS TRANSTORNOS E PREJUÍZOS CAUSADOS AO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO NORTE DO BRASIL E À SUA POPULAÇÃO SÃO EVIDENTES. PELOS MOTIVOS ACIMA, ESPERAMOS QUE O GOVERNO FEDERAL DISPENSE A EMISSÃO DO LICENCIAMENTO PRÉVIO DO IBAMA, E AUTORIZA O ASFALTAMENTO DA BR 319, O QUANTO ANTES. O POVO DO AMAZONAS, RORAIMA E DE TODO O BRASIL AGRADECE.