Governo nega prioridade para indígenas não-aldeados

No Pará, indígenas em contexto urbano foram excluídos do grupo prioritário de vacinação do governo federal e lutam pelo direito de serem vacinados. A imagem acima mostra a 2ª Reunião Ordinária do Conselho de Política Indigenista do Estado do Pará […]

Nesta quarta-feira (23), o Governo do Estado criou um grupo de trabalho que será responsável pela execução das pautas indígenas no Pará. A decisão do Governador Helder Barbalho foi depois de um encontro com lideranças indígenas de diversas etnias, que trouxeram à gestão estadual 11 reivindicações, que foram apresentadas durante a 2ª Reunião Ordinária do Conselho de Política Indigenista do Estado do Pará (Consepi), realizada na semana passada em Santarém, oeste paraense. (Bruno Cecim Ag Pará)
Amazonia Real Por Cícero Pedrosa Neto Publicado em: 02/07/2021 às 08:51
Citações
“Nós somos povos indígenas que estamos em trânsito. Ou seja, estamos nos nossos territórios, nas cidades, em mobilizações, e é preciso que o Estado reconheça isso. Porque somos indígenas dentro e fora de nossos territórios, sempre seremos indígenas”, diz a coordenadora da Federação dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa), Puyr Tembé
Local de Cobertura
Cícero Pedrosa
Cícero Pedrosa Neto

Cícero Pedrosa Neto é repórter multimídia e colaborador da agência Amazônia Real desde 2018, atuando em temas relacionados ao meio-ambiente, impactos sociambientais da mineração, populações quilombolas, populações indígenas e conflitos agrários. Em 2019 foi um dos jornalistas premiados com o 41º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humano na categoria multimídia com a série “Sem Direitos: o rosto da exclusão social no Brasil”, um trabalho colaborativo entre mídias digitais independentes: #Colabora, Ponte Jornalismo e Amazônia Real. Foi bolsista do Rainforest Journalism Fund | Pulitzer Center em 2020. É fotógrafo, documentarista, roteirista, podcaster e mestre em sociologia e antropologia pela Universidade Federal do Pará. ([email protected])

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.