Meio Ambiente

“O garimpo no Amazonas foi incentivado pelo governo”, diz líder de cooperativa

Amazonia Real Por Marcio Camilo Publicado em: 30/11/2021 às 10:55
“O garimpo no Amazonas foi incentivado pelo governo”, diz líder de cooperativa
Citações
"Já foi nos governos Eduardo Braga e Omar Aziz, um motivo de na época eles terem feito uma campanha. O governo do Estado do Amazonas incentivou a legalização daquela área. Para ajudar os ribeirinhos, garimpeiros, extrativistas e familiares. Então, antes de vir me entrevistar você vai pesquisar. De onde vem a história do garimpo? O garimpo no Amazonas foi incentivado pelo governo. Lá não tem nenhuma balsa da cooperativa. A cooperativa não tem balsa que trabalha lá", diz Tânia Oliveira Sena, vice-Presidente da Coogam (Cooperativa de Garimpeiros da Amazônia).

Links da reportagem:

https://amazoniareal.com.br/garimpo-rio-madeira/

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2021/11/mourao-diz-que-pf-e-marinha-vao-agir-contra-garimpo-ilegal-no-rio-madeira.shtml

https://www.poder360.com.br/governo/ministro-diz-que-131-balsas-foram-destruidas-em-acao-contra-garimpo-ilegal/

http://coogam.com.br/a-coogam/

https://amazoniareal.com.br/ambientalistas-querem-revogacao-de-licencas-de-garimpo-no-rio-madeira/

 
Local de Cobertura
Marcio
Marcio Camilo

É jornalista cuiabano e remanescente da Comunidade Quilombola de Mato Cavalo (Nossa Senhora do Livramento – MT). Atua nas áreas de política, jurídico, cidades, esportes, cultura e reportagem. Já foi diretor de Cultura do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor) – gestão 2013 a 2015 – e, em 2014, integrou o Comitê Popular Regional da Copa do Mundo, que discutiu os impactos das desapropriações nas comunidades periféricas de Cuiabá (MT). Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGCOM-UFMT), no qual investiga o fenômeno do Jornalismo Declaratório na imprensa cuiabana.

1 Comentário

  1. Walter do Prado disse:

    E preciso transparência do Governo quanto ao verdadeiro interesse em regulamentar áreas de exploracao mineral. Tenho sofrido em Rondônia para regularizar uma área venho cumprindo todas as exigências da Sedan. Mas não vejo com bons olhos que eu consiga ter essa liberacao. Não vejo verdade vejo só taxas e exigências e nunca chegam ao fim. No Amazonas Ipaam me exigiu Eiarrima para uma PLG. Área p Ouro Deus simplifique nossa vida pai

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.