Povos Indígenas

Defensor dos indígenas isolados, Rieli Franciscato morre com uma flecha no coração, em Rondônia

Por Amazonia Real Publicado em: 09/09/2020 às 21:03
Defensor dos indígenas isolados, Rieli Franciscato morre com uma flecha no coração, em Rondônia
Amazonia
Amazonia Real

A agência de jornalismo independente e investigativo Amazônia Real é uma organização sem fins lucrativos, criada por jornalistas mulheres em 20 de outubro de 2013, em Manaus, no Amazonas, Norte do Brasil. Sua missão é fazer jornalismo ético e investigativo, pautado nas questões da Amazônia e de seu povo. A linha editorial é voltada à defesa da democratização da informação, da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa e dos direitos humanos. ([email protected])

13 Comentários

  1. Avatar Sonia Mori disse:

    Lamento a morte desse indianista. Li a reportagem toda e claro, a culpa tinha de ser do Bolsonaro. Claro que esse tipo de afirmação deprecia a fidelidade e respeito a este veículo. Terrível generalização.

  2. Avatar Alberto disse:

    A matéria é uma da únicas na mídia brasileira que não afirma que foram os índios isolados que arremessaram a flecha. A lógica das conveniências sugere que quem os beneficiados pela morte de Rieli são os madeireiros e a ala podre da FUNAI (seu representante em Ji-Paraná é um dos únicos que acusa os indígenas). Numa país de armações (em que um presidente foi eleito beneficiado por uma facada misteriosa), a mídia deveria levantar mais interrogações do que fazer afirmações.

  3. Avatar Amarildo disse:

    Deixem, os isolados,viverem em paz, apenas protejam, suas terras, querem fazer contato com eles para que, para destruir seus costumes, hábitos e tradições.

  4. Avatar Persio Scavone de Andrade disse:

    Acho que esse governo sorri com a morte de cada índio, ecologista, camponês, sertanista, ribeirinho, quilombola etc. Para eles cada um de nós que tomba é um obstáculo a menos para seu projeto entregista. Existem muitas maneiras de matar e destruir a sócio biodiversidade da Amazônia: a mentira, o descaso, a omissão, as falsas promessas, o sucateamento, o arbítrio, passando a boiada, desrespeitando a legislação, culpando inocentes, não punindo os criminosos, fazendo vista grossa ao arbítrio e as práticas criminosas dos poderosos. Primeiro eles anestesiaram o país com 2 décadas de ditadura, agora nessa democracia chefiada por milicianos que vivemos os brasileiros perderam a capacidade de se indignar e de agir.

  5. Avatar PEDRO LOBAO disse:

    Nao quero desprezar a dor de um momento tão triste. Mas alguem tem que fazer um filme com histórias sobre indianistas como o Rieli. Com o cinema é possivel mostrar a importância do trabalho de pessoas como, mesmo em conflito com o governo que (não só) hoje faz tudo ao contrario do que devia…

  6. Avatar Marcos Elenildo Ferreira disse:

    GOVERNO CORRUPTO , MILITARES CORRUPTOS !!

  7. Avatar Sílvia disse:

    Grande e lamentável perda para o indigenismo brasileiro e para os próprios índio isolados , seus supostos algozes ! Quem vai fefende-los agora !?! Governo ausente, criminoso, irresponsável e genocida , por deixar as frentes de proteção desamparadas e desequipafas !

  8. Avatar Nadson silva santos disse:

    Triste circunstancia e tragicamente ironica morrer pela mao de quem ele defendia.

  9. Avatar Ricardo disse:

    Em casos assim o índio será penalizado?

  10. Avatar ENOIA disse:

    acredito que esse gov esta comprando os fazendeiros dessa região e eles mesmo executaram o companheiro para colocar culpa nos indios e com isso comessar a matança dinovo entre fazendeiros e indios governo maldito

  11. Avatar SILVIA disse:

    Tem que averiguar direito esta história, pode até mesmo ser uma armadilha para acusarem os índios e terem motivos para uma intervenção! Só uma hipótese!

  12. Esse nosso governo vai acabar com o resto da Amazônia.

  13. Avatar Barbara disse:

    Esse desgoverno irresponsável e genocida causa a morte de tantas e tantos indigenas com o descaso… Dessa vez nos levou a vida de um indigenista experiente dedicado a ser amigo dos povos que lutam para serem autônomos desse inferno de garimpo, madeireiros e fazendas de gado e evitam entrar no inferno que eh atualmente o Brasil. Va em paz e que as e os jovens indigenistas consigam seguir seu exemplo. Obrigada pela excelente reportagem editoras da Amazonia Real.

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.

RELACIONADAS