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Juarez Silva Jr.

É blackface ou não é? O boi-bumbá na berlinda

Amazonia Real Por Juarez Silva Jr Publicado em: 08/07/2019 às 18:56
Juarez
Juarez Silva Jr

Juarez Silva Jr. é um ativista, escrevinhador digital e apaixonado pela Amazônia, radicado em Manaus desde 1991. Tem graduação em Processamento de Dados pela Universidade de Taubaté, em São Paulo. Trabalhou e lecionou diretamente na área de tecnologia da informação por duas décadas, migrando para a área de Educação a Distância na qual é especialista pela Universidade Católica de Brasília. Também é Mestre em História pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Atua nos movimentos de negritude e é estudioso da temática e história das relações raciais e cultura afrobrasileira e africana, movimentos sociais e Direitos Humanos. Foi conselheiro estadual de Direitos Humanos e é servidor público de carreira. Escreve sobre tecnologia, história, relações raciais, atualidades, sociedade e cultura.

3 Comentários

  1. Vilma Lima disse:

    Flávia Ramos disse tudo

  2. Flávia Ramos disse:

    Discordo de seu artigo, professor Juarez. Toda vez que houver uma referência a cultura negra e uma pessoa branca ou mestiça estiver trajado de pessoa preta, trata-se de blackface e já está sendo rejeitado em muitas atividades culturais em todo lugar do país. No lugar do ator ou folião mestiço ou branco, coloca-se o preto. O protagonismo é preto onde do preto é a cultura. Em caso de não haver. Faz-se referência e reverência a pessoa preta e ao povo preto no início e no final da apresentação. É assim que vamos extirpar o racismo também marcado em nossas manifestações culturais. Contudo, é certo que cada caso é um caso. Pode haver caracterização positiva da pessoa preta? (uso de mascaras e pinturas) Sim, quando a caricatura/ou caracterização estiver em um contexto claro de exaltação e no rosto do próprio negro, como no caso do Salgueiro. Branco não pode se disfarçar de negro e muito menos em manifestações culturais de origem africana. Por que? Negros não faltam no Brasil, na Amazônia. Esse é o movimento de Consciência Negra. Nenhuma brecha mais para manutenção de privilégios.

  3. Flávia Ramos disse:

    Discordo de seu artigo, professor Juarez. Toda vez que houver uma referência a cultura negra e uma pessoa branca ou mestiça estiver trajado de pessoa preta, trata-se de blackface e já está sendo rejeitado em muitas atividades culturais em todo lugar do país. No lugar do ator ou folião mestiço ou branco, coloca-se o preto. O protagonismo é preto onde do preto é a cultura. Em caso de não haver. Faz-se referência e reverência ao preto no início e no final da apresentação. É assim que vamos extirpar o racismo também marcado em nossas manifestações culturais. Contudo, é certo que cada caso é um caso. Pode haver blackface positivo quando a caricatura estiver em um contexto claro de exaltação e no rosto do próprio negro, como no caso do Salgueiro. Branco não pode se disfarçar de negro e muito menos em manifestações culturais de origem africana. Por que? Negros não faltam no Brasil, na Amazônia. Esse é o movimento de Consciência Negra. Nenhuma brecha mais para manutenção de privilégios.

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