×
Povos Indígenas

Guardião da Floresta da TI Arariboia é assassinado

Amazonia Real Por Josi Gonçalves Publicado em: 05/09/2022 às 19:09
Correções
Na terça-feira (6), um informe do Programa Estadual de Proteção  aos Defensores de Direitos Humanos do Maranhão indicou que uma criança de 10 anos, sobrinho da vítima assassinada, também foi baleada e levada a um hospital. Segundo o mesmo informe, "o autor dos disparos seria conhecido da família e mora próximo da casa onde Janildo e sua esposa estavam hospedados em Amarante", e essas informações foram adicionadas no texto. E inclusão de falas do ex-presidente da Funai, o sertanista Sydney Possuelo.
Citações
“Por todos esses anos fizemos e continuaremos a fazer a proteção territorial mesmo sendo ameaçados e mortos. Somos contrários a violência que mata e destrói, por isso lutamos pela vida”, informou, em nota, a Associação Ka’a Iwar dos Guardiões da Floresta da Terra Indígena Arariboia.

Links:

https://amazoniareal.com.br/terras-indigenas-arariboia-e-vale-do-javari-sao-atacadas-a-tiros-na-amazonia-um-lider-guajajara-e-morto/

https://amazoniareal.com.br/em-novo-ataque-a-tiros-dois-caciques-guajajara-sao-mortos-no-maranhao/

https://cimi.org.br/2022/08/relatorioviolencia2021/

https://terrasindigenas.org.br/pt-br/terras-indigenas/4379
Local de Cobertura
Josi
Josi Gonçalves

Josi Gonçalves é jornalista com trabalhos publicados para emissoras de TV (Globo, Record, Rede TV), agências de notícias (BBC, UOL, EFE). Tem atuação na defesa dos direitos humanos e saúde mental (autismo, esquizofrenia). É ativista, feminista, mãe, apresentadora de TV. Possui experiência com assessoria de imprensa e consultoria na área de comunicação na gestão pública, privada e jornais impressos e digitais. Colabora com a agência Amazônia Real em Porto Velho (RO). (Twitter: @josigoncalvess)

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.