×
Meio Ambiente

“Criminosos, temam o Ibama”, diz novo chefe do órgão

Amazonia Real Por Leanderson Lima Publicado em: 13/02/2023 às 08:01
"Ibama voltou": imagem mostra destruição de aeronave em operação de combate ao garimpo ilegal dentro da Terra Indígena Yanomami
Citações

“O Ibama iniciou a “Operação Xapiri” na segunda-feira (6). Nós já tivemos alguns resultados. A estratégia geral é neutralizar a infraestrutura empregada no garimpo, assim como asfixiar, impedir que suprimentos sejam enviados aos garimpeiros no interior da terra indígena, para que eles não continuem com a atividade ilegal. Até o momento,  de maneira geral e isso acaba sendo dinâmico, nós tivemos na segunda-feira ainda a destruição de trator de esteira, de uma base de apoio logístico aos garimpeiros, que inclusive havia uma aeronave, um avião nesta base, depois apreendemos mais de dez embarcações que estavam subindo o rio, que estava levando suprimentos, combustível, comida, equipamentos para as frentes de exploração de ouro. E tivemos mais duas balsas, um outro avião e um helicóptero que foram destruídos até ontem (quinta-feira, 9 de fevereiro)”.


Jair Schmitt, presidente interino do Ibama 


Links:


https://apublica.org/2023/02/despacho-do-ibama-ataca-boiada-que-ameacava-prescrever-milhares-de-multas-ambientais/#.Y-jd28Wa8KU.whatsapp


https://noticias.uol.com.br/colunas/chico-alves/2023/02/09/garimpo-em-terra-yanomami-causou-prejuizo-social-de-r-3-bi-diz-entidade.htm


https://amazoniareal.com.br/criancas-yanomami-2/


https://amazoniareal.com.br/desmonte-do-garimpo/

Local de Cobertura
Leanderson
Leanderson Lima

É graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Nilton Lins. Tem MBA executivo em Gestão de pessoas e coaching, pelas Faculdades Idaam. Com 18 anos de experiência profissional, atuou por veículos como Jornal A Crítica, Correio Amazonense, Jornal do Commercio e Zero Hora (RS). Na televisão trabalhou na TV A Crítica, Rede TV! Manaus, e na rádio A Crítica, como comentarista. É o vencedor do Prêmio Petrobras de Jornalismo de 2015, com a reportagem “Chute no Preconceito”.

6 Comentários

  1. Adilton silva gonçalves disse:

    Acho uma covardia sem precedentes um orgao do governo agir assim , lotado de tanta burrice em destruir maquinarios e aeronaves aprendidas . Porque nao usam a inteligencia e doam essas aeronaves pra aeroclubes no brasil todo? Os maquinarios…doarem pra associaçoes de pequenos agricultore? Parecem que tem tanta inteligencia esse orgao e agem com tamanha burrice.

  2. Luciano Eguchi disse:

    Oxalá possa o IBAMA blindar-se contra futuras sedicoes, através do financiamento das suas ações de combate, manutenção do seu corpo (concursos) e apoio da opinião pública (campanhas publicitárias).

    Parabéns IBAMA!

  3. Evaldo disse:

    Excelente, órgãos públicos devem agir com rigor, exterminar tudo que devasta a natureza.

  4. Remildo de oliveira santiago disse:

    Acho o cúmulo da burrice destruir aeronaves e máquinas…porque nao fazem a apreensão e leiloam esses produtos ou façam doações para entidades que trabalham em projetos ligados a proteção do meio ambiente?

  5. Pedro disse:

    parabéns ao ibama a polícia federal forças armadas e o presidente Lula e sua equipe que olham pela vida mais que pela ambição do ouro isso Deus se agrada e guarda e protege vocês parabéns

  6. Amazônia deveria ser cuidado como um santuário mundial trazendo muitas riqueza para o Brasil e de grande proveito para todo o mundo. A ganância e a corrupção esteve presente nesse lugar até hoje e se isso aconteceu também teve a culpa dos políticos e principalmente das justica brasileira que através dos seus órgãos foram coniventes com os descasos e onde chegou. Vão prender os cabeças de tudo que aconteceu?

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.