Povos Indígenas

Indígenas Kaixana, no Amazonas, denunciam garimpo ilegal em seu território

Amazonia Real Por Wérica Lima Publicado em: 30/03/2023 às 16:05
Citações
“É uma situação de você andar nesse rio e de ver como que está a situação do rio após isso [desmatamento]. Vão tirando todo tipo de madeira, de frutíferas, de peixe. Então, é uma situação que não é de agora, já está mais ou menos há sete anos desde que está funcionando essa olaria aqui dentro”

Edilene Lopes
Wérica
Wérica Lima

Formada em comunicação social com ênfase em jornalismo pela Universidade Nilton Lins, é estudante de Ciências Biológicas no Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Em sua trajetória, passou pela assessoria de comunicação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e publicou artigos pela organização internacional de mudanças climáticas Climate Tracker. Em 2019, participou da 1ª Oficina de Jornalismo Socioambiental da Amazônia Real e foi social media na agência entre julho de 2020 e janeiro de 2021. Empenha-se em fazer reportagens que representem a diversidade amazônica e dê espaço para as populações falarem sobre suas próprias realidades, a partir do jornalismo científico e socioambiental. ([email protected])

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

2 Comentários

  1. francisca jussara lopes martins disse:

    Parabéns pela reportagem! Que através dessa reportagem pode se fazer algo, para acabar de vez com a desmatamentos e garimpo ilegal, que o povo kaixana possa ter sua terra demarcada. Que através desse ação, a comunidade fica alerta, para combater esse ato, com o apoio de todos.

  2. Parabéns pela brilhante reportagem. Concordo plenamente com o teor. Os povos originários veem nos prefeitos hoje, os + perversos aliados da destruição de suas culturas, e ameaças às futuras gerações. Sugiro que façam uma reportagem sobre as rádios “comunitárias” oficiais que operam em Manaus. De fato são comunitárias? Logos é mesmo comunitária ou disfarçada, e qual político é seu dono? como funcionam os meios de comunicação aqui e quais interesses defendem?

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.