Indígenas venezuelanos Warao estão na COP30

Lideranças afirmam que somente a luta transfronteiriça dos povos indígenas pode combater a crise climática.

Indígenas Venezuelanos participam de encontro na Aldeia COP durante a 30ª Conferência das Partes (COP30) (Foto de Aline Massuca/COP30).
Amazonia Real Publicado em: 17/11/2025 às 12:11
Por da Amazônia Real
Citações

“Somos um povo indígena e para nós não devem existir as fronteiras. As fronteiras foram inventadas pelos brancos, que não são indígenas”. Norberto Warao


“Estamos aprendendo uma nova língua, uma nova cultura e também na luta do povo indígena”. Norberto Warao


 

“Sem o conselho warao a gente sofria muita discriminação, xenofobia”. Josefina Jiménez.

Giovanny Vera
Giovanny Vera

Giovanny Vera é comunicador social, formado na Universidade Gabriel René Moreno (Bolívia). Com mais de 15 de anos de vivência e viagens em vários biomas da América do Sul, já escreveu sobre povos indígenas, direitos humanos e meio ambiente. Atualmente mora em Cuiabá, capital do Mato Grosso, monitorando a questão socioambiental do Cerrado e da Amazônia.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

1 Comentário

  1. Joirce disse:

    Muito bem colocado a questão dos indígenas, e gostei muito da frase do indígena Norberto ; ““Somos um povo indígena e para nós não devem existir as fronteiras. As fronteiras foram inventadas pelos brancos, que não são indígenas”. Norberto Warao.
    Realmente, as fronteiras não deviam existir para eles, porque muitos foram “arrancados” de suas próprias terras, e hoje pedem licença para entrar, ainda enfrentam muitas dificuldades. A luta não para por aqui. Há muito que fazer por eles e para eles.
    Parabéns ao jornalista Giovanny Vera, põe esse excelente texto, que abre a visão, ampliando e levando conhecimento para muitos, sobre a vida tradição e dando voz a esse povo tão sofrido, que luta por seu espaço.
    Parabéns

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.