Justiça Federal pede do TRF1 que julgamento de caso Bruno e Dom seja em Manaus

Juíza de Tabatinga acatou pedido do MPF, que alega risco de segurança pelo Comando Vermelho e receio de que júri popular no município seja pressionado pelo conflito entre pescadores ilegais e defensores da TI Vale do Javari. No entanto, não foi informada a data do julgamento.

Amarildo Oliveira é levado para mostrar o local onde foram ocultados os corpos de Dom Phillips e Bruno Pereira (Foto: Avener Prado/Agência Pública/Arquivo/2022).
Amazonia Real Publicado em: 17/11/2025 às 17:17
Por da Amazônia Real
Citações
"Realizar o julgamento em Tabatinga/AM, um município pequeno, em área de tríplice fronteira e com alta incidência de cooptação por facções, implica um risco concreto de perturbação da ordem (risco de fuga, resgate ou manifestações violentas), além de ameaça à segurança dos jurados, do Juízo e do corpo funcional".

Trecho que consta em decisão judicial.

https://amazoniareal.com.br/dom-e-bruno-do-trabalho-a-morte-brutal/

 
Local de Cobertura
Elaíze
Elaíze Farias

Cofundadora da Agência Amazônia Real e editora de conteúdo. É referência em reportagens sobre povos originários, populações tradicionais, denúncias de violações de direitos territoriais e direitos humanos, crise climática, violências socioambientais e impactos de grandes empreendimentos na natureza e nas populações amazônicas. Entre as premiações recebidas, está o Prêmio Imprensa Embratel de 2013. Em 2021, foi homenageada no 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), junto com Kátia Brasil, também fundadora da Amazônia Real. Em 2022, recebeu o Prêmio Especial Vladimir Herzog. É jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.