Lembranças do passado e o medo do presente: nós indígenas diante da pandemia
DOE PARA A AMAZÔNIA REAL
Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.
Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.
Olá. Boa tarde Espírito Santo.
É muito importante resolver o problema dos índios.
Que Jesus lhe dê uma boa tarde.
Beijos.
Luzia.
Li essa reportagem chorando, imaginando a dor dos povos indígenas desde tanto tempo, com tantas perdas, com tantas invasões e, ao mesmo tempo com tanta sabedoria em relação aos cuidados com a mãe Terra, e que os brancos desprezam. Se para nós, brancos, está sendo difícil esse momento da pandemia, imagino como deve ser para povos que vivem em outros locais da Amazônia, diante de uma doença desconhecida e sem os recursos de saúde que a covid-19 requer. Eu gostaria que a nossa sociedade e a de todo o mundo tivesse a humildade de ouvir mais a sabedoria dos indígenas, para que essa sintonia com a natureza fosse resgatada.
Sinto-me tao preocupante com vinte e tres povos indigenas que essa doenca tao assustadoras como do passado e do presente. Agora e hora de a gente valorizarmos os remedios tradicionais(remedios caseiros e benzimentos).Vamos lutar para que possamos chegar uma solucao melhor em nome dos nossos parentes. Como estou acompanhando de perto em Sao Gabriel da Cachoeira -AM,parentsdas nao obedecem as normas das autoridades na cidade.