Mataram o Boi

Amazonia Real Por Amazônia Real Publicado em: 24/06/2015 às 16:28
Amazonia
Amazônia Real

A agência de jornalismo independente e investigativo Amazônia Real é uma organização sem fins lucrativos, criada por jornalistas mulheres em 20 de outubro de 2013, em Manaus, no Amazonas, Norte do Brasil. Sua missão é fazer jornalismo ético e investigativo, pautado nas questões da Amazônia e de seu povo. A linha editorial é voltada à defesa da democratização da informação, da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa e dos direitos humanos. ([email protected])

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

2 Comentários

  1. Vandernailen Caldas disse:

    Faz anos, de longe e, às vezes, de perto sempre questionei o total abandono do enredo original do Boi Bumbá nas festividades de Parintins. O “Boi Bumbá” tem seus personagens vivos na memória de quem foi criança no tempo do Corre Campo, Tira Prosa, o Estrela de Ouro, e outros grupos dos bairros de Manaus, com seus personagens cumprindo seus papeis. Além dos referidos nessa manifestação, quero acrescentar o Diretor dos Indios (“Senhor diretor dos Indios”) e o vaqueiro (“Eu sou um triste vaqueiro amor, que anda na vaquejada…”), o grupo de índios, o Dr. Delegado que prende o Chico Tira Língua, o Fazendeiro que é o dono do boi que perdeu a língua, a Catirina que era a paixão das crianças. Associo a manifestação cultural consubstanciada no “Boi Bumbá” com a legislação indígena vigente nos primeiros anos da República com a Diretoria Nacional do Indio, do que me ocupei nos primeiros anos do curso de Direito em Manaus.

  2. socorro pereira disse:

    Excelente análise !! Uma pena que, nessa perspectiva, só poucos vislumbrem essa visão realista e cruel do nosso Festival de Parintins. Um desvirtuamento sob todos os pontos de vista, gerou essa espetacularização à moda Sapucaí do outrora boi de pano, do pai Francisco e todos os personagens que em pleno seculo 21 chegam ao extremo da glamourização !
    Uma pena !!

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.