“Tinha muito peixe morto”, relata barqueiro sobre a seca no Acre

José Mendes diz nunca ter visto, nos últimos 25 anos, uma mortandade como essa causada pela estiagem extrema na região; fenômeno que atinge a Amazônia compromete a alimentação de milhares de famílias. O registro acima mostra a estiagem do rio […]

Estiagem do rio Juruá na cidade de Marechal Thaumaturgo, no Acre (Foto: Alexandre Cruz Noronha/sema AC).
Amazonia Real Publicado em: 03/10/2023 às 19:34
Por da Amazônia Real
Citações
“O aumento da temperatura da água tende a diminuir as concentrações de oxigênio dissolvido na água. Isso porque a elevação da temperatura aumenta os processos de decomposição de matéria orgânica dentro do sistema. Decomposição consome o oxigênio. Além disso, em temperaturas mais altas o oxigênio se torna mais difuso, ou seja, perde-se mais oxigênio para a atmosfera. Essa difusão ainda é mais pronunciada em ambiente com coluna d'água diminuída."

Professora Eliete Sousa, da Ufac

Links:

https://scihub.copernicus.eu/dhus/#/home


 

https://www.instagram.com/reel/Cw0QvnWudII/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==


 

https://www.instagram.com/reel/CxzIrtXtXuC/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==


 

https://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/Global_Monsoons/American_Monsoons/Hydro/Brazil/rh_amazonia.shtml

Local de Cobertura
Hellen
Hellen Lirtêz

Hellen Lirtêz é jornalista acreana, formada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), mesma instituição pela qual é especialista em Educação das Relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Pesquisa o racismo ambiental e atua como ativista em gênero e raça, com foco nas dinâmicas socioambientais da Amazônia, nos conflitos territoriais e nos direitos humanos.É vencedora do Troféu Tim Lopes – Revelação do Ano, do Prêmio +Admirados Jornalistas Negras de 2024, conquistou o terceiro lugar nacional no Prêmio Ampla de Jornalismo (2025) e foi premiada em 2020 como “Menina que Muda o Mundo”, pela Força Meninas, na categoria Criativa. Desde 2023, colabora com a agência Amazônia Real. Integra a Rede de Proteção a Jornalistas e Comunicadores do Instituto Vladimir Herzog e a rede internacional ecofeminista latinas pelo clima.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.