Povos Indígenas

MPF quer proteção federal aos indígenas Munduruku atacados no Pará

Amazonia Real Por Tainá Aragão Publicado em: 23/04/2021 às 20:52

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

Citações
“Querem silenciar os indígenas que se opõem ao garimpo”, afirma o procurador da República de Itaituba (PA), Paulo de Tarso Moreira.

Esta reportagem tem links:
Estudo publicado pela Monitoring of The Andean Amazon Project (MAAP)
https://maaproject.org/2020/gold_brazil/

Laudo da Perícia da Polícia Federal
https://www.escolhas.org/wp-content/uploads/2020/05/Laudo-pericial-Tapaj%C3%B3s.pdf

Declaração da deputada Joênia Wapichana (REDE) na Câmara Federal
https://www.camara.leg.br/internet/sitaqweb/TextoHTML.asp?etapa=5&nuSessao=002.2.56.N%20%20%20%20%20&nuQuarto=0&nuOrador=0&nuInsercao=57&dtHorarioQuarto=15:51&sgFaseSessao=OD%20%20%20%20%20%20%20%20&data=01/01/1970&txApelido=JOENIA+WAPICHANA+REDE-RR&txFaseSessao=Ordem+do+Dia++++++++++++++++++&txTipoSessao=&txEtapa=

Comunicado da ONU
https://acnudh.org/pt-br/onu-direitos-humanos-e-onu-mulheres-pedem-para-o-brasil-investigar-ataque-a-associacao-de-mulheres-indigenas-no-para/








Local de Cobertura
Tainá
Tainá Aragão

É manauara (AM), jornalista pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e mestranda em Antropologia na Universidade de Brasília (UnB). Estudou cinema documental na Universidad de La Habana (Cuba). Atualmente vive em Brasília (DF) e é especialista na cobertura de temas socioambientais junto a povos e comunidades tradicionais, direitos territoriais e grandes projetos de infraestrutura, especialmente na Amazônia brasileira.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.