Cultura

Mulheres trans são premiadas no Festival de Teatro da Amazônia

Amazonia Real Por Wérica Lima Publicado em: 18/10/2024 às 14:49
Citações

A premiação é, acima de tudo, uma conquista política primeiramente, por ser uma pessoa trans, não-binária, afroindígena da zona leste de Manaus, que faz, produz, promove fomento de arte principalmente das artes cênicas na minha cidade, no meu território, pensando em educação, pensando em formação de público”, diz 


a atriz Correnteza Braba, do espetáculo “Lágrimas Negras”, que ganhou o prêmio de Melhor Atuação. 


 

 

“É muito recente pra mim ver corpos como o meu ocupando a cena artística no Amazonas, no teatro mais recente ainda, creio que ‘pioneiras’ no teatro são as travestis aqui, nosso espetáculo é o primeiro com 100% de pessoas trans no elenco, isso é de muita grandeza em poder chegar pela primeira a este lugar”, explica Wendy Lady Oha sobre sua premiação de Melhor Figurino.


 

“Estamos no jogo, na vida e precisamos ocupar realmente esses espaços e acima de tudo esses espaços devem ser reconhecidos, mas também naturalizados né gente? Eu não quero sempre no festival ter que dizer: ‘aí é espetáculo trans’, não. É o espetáculo, feito por artistas, se vivemos numa sociedade que você pensa em inclusão vai ter, claro, pessoas trans na parte técnica, nas criações, mas isso também não pode ser  fetichizado”, afirma Ly Scantbelruy.


https://amazoniareal.com.br/peca-a-doente-hereditaria-que-estreia-em-manaus-questiona-a-transfobia/


https://banzeironews.com/festival-de-teatro-da-amazonia-espetaculos-2024/


https://amazoniareal.com.br/pessoas-trans/

Local de Cobertura
Wérica
Wérica Lima

Formada em comunicação social com ênfase em jornalismo pela Universidade Nilton Lins, é estudante de Ciências Biológicas no Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Em sua trajetória, passou pela assessoria de comunicação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e publicou artigos pela organização internacional de mudanças climáticas Climate Tracker. Em 2019, participou da 1ª Oficina de Jornalismo Socioambiental da Amazônia Real e foi social media na agência entre julho de 2020 e janeiro de 2021. Empenha-se em fazer reportagens que representem a diversidade amazônica e dê espaço para as populações falarem sobre suas próprias realidades, a partir do jornalismo científico e socioambiental. ([email protected])

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.