O satélite existe?

No ano passado, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que as imagens de satélite sobre queimadas e desmatamentos na Amazônia eram mentirosas. Sem outra saída do impasse, Ricardo Galvão, o diretor do Inpe, um dos mais antigos e respeitados do mundo […]

SS040-E-103496 (19 de agosto de 2014) --- Em um dia excepcionalmente sem nuvens no auge da estação seca na Amazônia, vários incêndios estavam queimando, dando origem a uma ampla nuvem de fumaça facilmente vista da Estação Espacial Internacional , fotografado por um membro da tripulação da Expedição 40. Partes da estação espacial aparecem ao longo das margens da imagem. Tendo como pano de fundo a floresta tropical verde-escura, vários incêndios seguem a rodovia principal BR 163 (parte inferior central da imagem no canto superior esquerdo). Os incêndios são feitos para limpar trechos de floresta para a agricultura, um processo que revela solos marrom-avermelhados. Uma longa linha de novas manchas desmatadas serpenteia a leste da BR 163 em direção ao vale remoto do Rio Crepori. Extensas áreas desmatadas no estado de Mato Grosso, no Brasil, aparecem como áreas castanhas no topo da imagem. As queimadas mostram o avanço do desmatamento no estado do Pará, área mostrada na maior parte desta vista. O Pará é agora o segundo depois de Mato Grosso em termos de área de desmatamento.
Amazonia Real Por Lúcio Flávio Pinto Publicado em: 25/08/2020 às 14:59
Lúcio Flávio
Lúcio Flávio Pinto

Lúcio Flávio Pinto é jornalista desde 1966. Sociólogo formado pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em 1973. Editor do Jornal Pessoal, publicação alternativa que circula em Belém (PA) desde 1987. Autor de mais de 20 livros sobre a Amazônia, entre eles, Guerra Amazônica, Jornalismo na linha de tiro e Contra o Poder. Por seu trabalho em defesa da verdade e contra as injustiças sociais, recebeu em Roma, em 1997, o prêmio Colombe d’oro per La Pace. Em 2005 recebeu o prêmio anual do Comittee for Jornalists Protection (CPJ), em Nova York, pela defesa da Amazônia e dos direitos humanos. Lúcio Flávio é o único jornalista brasileiro eleito entre os 100 heróis da liberdade de imprensa, pela organização internacional Repórteres Sem Fronteiras em 2014. Acesse o novo site do jornalista aqui www.lucioflaviopinto.com.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.