Repercussão da COP30 oscila entre frustração e ‘avanço possível’

Mesmo com participação indígena inédita, a COP30 aprovou um texto que evita citar combustíveis fósseis, recua no Mapa do Caminho e limita avanços a um mandato para discutir transição justa.

Detalhe da mão do presidente da COP30 André Corrêa do Lago posa para foto após plenária de encerramento da COP30 (Foto de Ueslei Marcelino/COP30).
Amazonia Real Publicado em: 22/11/2025 às 21:24
Por da Amazônia Real
Citações
“É muito importante o roteiro global para o fim dos combustíveis fósseis, porém, como sempre disse, o Brasil, se quiser liderar o mundo para longe dos combustíveis fósseis, é necessário declarar a Amazônia uma zona livre de combustíveis fósseis. Esse é o primeiro passo, essa diminuição nos territórios que já estão impactados não só na Amazônia, mas também em outras regiões do Brasil, em outros territórios indígenas" - Luene Karipuna
Amazonia
Amazônia Real

A agência de jornalismo independente e investigativo Amazônia Real é uma organização sem fins lucrativos, criada por jornalistas mulheres em 20 de outubro de 2013, em Manaus, no Amazonas, Norte do Brasil. Sua missão é fazer jornalismo ético e investigativo, pautado nas questões da Amazônia e de seu povo. A linha editorial é voltada à defesa da democratização da informação, da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa e dos direitos humanos. ([email protected])

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.