Povos Indígenas

Sesai protela exumação de indígenas vítimas da Covid

Amazonia Real Por Jullie Pereira Publicado em: 14/03/2022 às 11:28
Correções
Nesta quarta-feira (16), foram incluídas informações adicionais com base na decisão de um juiz federal que concedeu tutela de urgência na ação civil pública, em 12 de março. Agora o governo se vê obrigado a cumprir a ordem, mas ganhou um prazo adicional de dois meses para atender a esse pedido.
Citações

“Isso atrapalha tudo. Tem muitos coronéis lá (na Sesai) para entender o que é saúde. Eles não entendem o que é o subsistema de saúde, não têm como trabalhar. No final foi tudo na pressão, é isso que eles querem. A gente tinha tudo certo, por causa deles vai demorar muito ainda, um processo que demora muito”, disse Júnior Hekurari, do Conselho de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kwana (Condisi-YY).


 

Links:


http://www.mpf.mp.br/rr/sala-de-imprensa/noticias-rr/mpf-recomenda-exumacao-de-corpos-de-indigenas-em-roraima  


http://www.mpf.mp.br/rr/sala-de-imprensa/noticias-rr/mpf-vai-a-justica-para-garantir-exumacao-de-indigenas-vitimas-de-covid-19-em-roraima  


https://amazoniareal.com.br/indigenas-tem-o-direito-de-fazer-rituais-sagrados-das-vitimas-da-covid-19/ 


https://amazoniareal.com.br/familia-de-vovo-bernaldina-vitima-da-covid-19-luta-para-fazer-seu-ritual-funerario-em-roraima/ 


http://www.mpf.mp.br/rr/sala-de-imprensa/docs/InicialACPexumaofinal.pdf 


https://amazoniareal.com.br/coronavirus-povo-yanomami-ira-questionar-na-justica-enterro-de-jovem-sem-autorizacao-dos-pais-em-roraima/
Local de Cobertura
Jullie
Jullie Pereira

Jullie Pereira é manauara, jornalista formada na Universidade Federal do Amazonas, com pesquisa científica em análise do discurso político e TCC em produção de documentário sobre questões de gênero. Desenvolve trabalhos com foco em direitos humanos e já participou de projetos com organizações nacionais e internacionais, como a Safer Net e Artigo 19. Em 2018 trabalhou como produtora de TV no Grupo Rede Amazônica e atualmente é repórter do site Amazonas Atual, além de ser colaboradora da startup galápagos Newsmaking. Em Manaus, cria ações semanais dentro do CPA - Centro Popular do Audiovisual e da Abaré Escola de Jornalismo, projeto de combate à desinformação que fundou em 2020.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.