Sopro Terapêutico

“As doenças vêm das maldades, ambições, conflitos e perversidades produzidas pelos humanos. Ferir a floresta, as plantas, os frutos, os rios, o ar, os bichos é violentar a nós… A natureza somos todos nós. Ela dá a vida, mas também […]

“Antigamente, não tinha médico... Nós se curava com os Pajés, com os Sacaca através da reza, dos banhos, das plantas, da alimentação e de tudo que nós tinha de bom. E nós tinha saúde”. Foto: Fátima Guedes
Amazonia Real Publicado em: 05/04/2024 às 07:00
Por da Amazônia Real
Citações
“Antigamente, não tinha médico... Nós se curava com os Pajés, com os Sacaca através da reza, dos banhos, das puxações, das plantas, da terra, da água, da alimentação e de tudo que nós tinha de bom. E nós tinha saúde”. Benzedeira, Nilce Aporcino Campos, (in memoriam).

“As doenças vêm das maldades, ambições, conflitos e perversidades produzidas pelos humanos entre si e entre as outras espécies – das formigas às castanheiras. Ferir a floresta, as plantas, os frutos, os rios, o ar, os bichos é violentar a nós… A natureza somos todos nós. Ela dá a vida, mas também a morte”. O Pajé ainda propõe um retorno às práticas das antigas comunidades". Pajé Sateré-Mawé, Jurismar.
Fátima
Fátima Guedes

Fátima Guedes é educadora popular e pesquisadora de conhecimentos tradicionais da Amazônia. Uma das fundadoras da Associação de Mulheres de Parintins, da Articulação Parintins Cidadã, da TEIA de Educação Ambiental e Interação em Agrofloresta. Militante da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) e Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde (ANEPS). Autora das obras literárias, Ensaio de Rebeldia, Algemas Silenciadas, Vestígios de Curandage e Organizadora do Dicionário - Falares Cabocos.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.