Elvira Eliza França

Memórias do poeta Thiago de Mello numa viagem a Manaus de antigamente

Amazonia Real Por Elvira Eliza França Publicado em: 30/08/2021 às 20:11
Memórias do poeta Thiago de Mello numa viagem a Manaus de antigamente
Citações
"Foi com as armas dos poemas que Thiago de Mello lutou e se tornou o mais conhecido poeta da Amazônia no mundo, pela incansável luta pela ecologia, direitos humanos, igualdade social, amor à natureza e à paz. Assim, sigamos na construção da cidade-poema, no chão de rio e floresta onde ele viveu e continuará vivendo na memória e no coração de seus habitantes", diz Elvira Eliza França sobre o poeta Thiago de Mello.

Este artigo tem citações dos seguintes sites:


CINTRA, André. Thiago de Mello, 95 anos: uma entrevista a Adalberto Monteiro (em 16/03/2016). Disponível aqui:<https://vermelho.org.br/prosa-poesia-arte/thiago-de-mello-95-anos-uma-entrevista-a-adalberto-monteiro/>. Acesso em 17/08/2021.  




FOLHA DE SÃO PAULO. Na prisão com Glauber e Callado. Disponível em:  <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/7/28/mais!/5.html>. Acesso em 19/08/2021.





FRAZÃO. Dilva. Biografia de Thiago de Mello. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/thiago_de_mello/> . Acesso em 16/08/2021. 





GLOBAL. Thiago de Mello: Faz escuro mas eu canto.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qsEzbuk9FVg>. Acesso em 22/08/2021.
 




MEDEIROS. Alexsandro M.  Thiago de Mello: a poesia como crítica social, em defesa da floresta e dos povos que nela vivem. Sabedoria Política, fev. 2019. Disponível em: <https://www.sabedoriapolitica.com.br/products/thiago-de-mello-poeta-e-prosador-amazonense/>. Acesso em: 17/08/2021. 





MELLO, Thiago de. Man: a view from the forest – a floresta vê o homem. Organizado e traduzido por Sérgio Bath. Manaus: Valer/ Prefeitura de Manaus, 2006.





MEMORIAL DA DEMOCRACIA. Protesto leva ‘Oito da Glória’ à prisão. Disponível em: <http://memorialdademocracia.com.br/card/protesto-leva-oito-do-gloria-a-prisao>. Acesso em: 19/08/2021.





O PENSADOR. Thiago de Mello: Faz escuro mas eu canto, porque a manhã... Disponível em: < https://www.pensador.com/frase/MTUyNDk5Ng/>. Acesso em 22/08/2021.





RIO MEMÓRIAS. Protesto dos Oito da Glória. Disponível em: <https://riomemorias.com.br/memoria/protesto-dos-oito-do-gloria/>. Acesso em 19/08/2021.





RBA. Rede Brasil Atual. Reportagem de Vitor Nuzzi em 25/03/2014. Os estatutos do homem, indignação do poeta contra o arbítrio, também faz 50 anos. Disponível em: <https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2014/03/estatutos-do-homem-indignacao-do-poeta-contra-o-arbitrio-tambem-completa-50-anos-6390/>. Acesso em 19/08/2021.   





PREFEITURA DE MANAUS. Exposição Thiago de Mello 95 anos de vida, poesia e amor por Manaus. Disponível em: <http://vidaecultura.manaus.am.gov.br/>. Acesso em 17/08/2021.   





RAYOL. Luciana de Moraes. Pablo Neruda e Thiago de Mello: tradutores/amigos em diálogo. Belo Horizonte – MG: Cadernos CesPuc, no< 22, 2013. Disponível em: < >. Acesso <http://docplayer.com.br/22780032-Cespuc-pablo-neruda-e-thiago-de-mello-tradutores-amigos-em-dialogo-adernos-resumo-luciana-de-moraes-rayol-entre-casas-e-poemas.html>. Acesso em: 19/08/2021.





TV GRABOIS. Trechos da entrevista com o poeta Thiago de Mello. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=XgYEgzCZbok>. Acesso em 17/08/2021.


Elvira Eliza
Elvira Eliza França

Elvira Eliza França é mestre em Educação pela UNICAMP, pós-graduanda em Neurociência e Comportamento pela PUC (RS), especialista em Programação Neurolinguística pelo NLP Comprehensive dos EUA e graduada em Comunicação Social pela Universidade de Mogi das Cruzes (SP). É autora dos livros: “Crenças que promovem a saúde: mapas da intuição e da linguagem de curas não-convencionais em Manaus, Amazonas” editado pela Valer e Secretaria de Cultura e Turismo do Amazonas (2002); “Corporeidade, linguagem e consciência: escrita para a transformação interior” (1995), “Dimensões interiores da escrita: a voz da criança interior” (1993), “Do silêncio à palavra: uma proposta para o ensino da filosofia da educação” (1988) e “Filosofia da educacão: posse da palavra” (1984), publicados pela Editora Unijuí (RS). Criou a técnica terapêutica com as expressões das emoções denominada “Caretas Articuladas com Movimentos das Mãos - CAMM.”

1 Comentário

  1. Antonio Bordeaux-Rego disse:

    Elvira, li o seu artigo sobre a obra de Thiago de Mello. Muito bom. Realmente é uma viagem por Manaus dos velhos tempos.
    Entendi agora seu interesse pela prisão dos “Oitos do Glória”, que incluía Thiago de Mello.
    Muito bacana o seu texto e bem escrito. Mas o que mais me cativou foi conhecer este poeta e intelectual que criou uma declaração espetacular sobre os atos institucionais do homem.
    Valeu, e agradeço a oportunidade de conhecer Thiago de Mello. Leitura boa e instigante.
    Outro fato que me chamou a atenção foi o tema da Bienal de São Paulo.
    Tema escolhido é ‘Faz escuro mas eu canto’, verso do poeta Thiago de Mello escrito em 1965 em oposição à ditadura militar.
    Espetacular e muito atual.

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.