Trump ataca a Venezuela, prende casal Maduro e leva tensão à fronteira da Amazônia

Após meses de ameaças, ofensiva militar contra embarcações venezuelanas e a declarações midiáticas bombásticas, Donald Trump tomou o poder da Venezuela, capturou Maduro e a esposa Cilia Flores, numa ação classificada pelo presidente norte-americano como “jamais vista desde a segunda guerra mundial". O petróleo venezuelano está em poder dos EUA. Lula condenou a ação militar. Na fronteira entre os dois países há terras indígenas como dos povos Yanomami, invadida por garimpeiros. A APIB alerta para o aumento da violência.

Caracas foi bombardeada na madrugada de hoje (03/01). Os Estados Unidos atacaram unidades militares na Venezuela e o presidente Nicolás Maduro e esposa foram presos ilegalmente por forças especiais do EUA (Foto reprodução redes sociais/via Fotos Publicas).
Amazonia Real Publicado em: 03/01/2026 às 16:17
Por da Amazônia Real
Citações

“Algo pode vir acontecer em perspectiva de intervenção, de busca pelo controle dessa área, que também é uma área estratégica internacional. Dado seu potencial não só do bioma, das riquezas naturais. Tem essa discussão muito forte de terras raras (minério). Além dos possíveis impactos ambientais, resultando dessa manutenção de uma busca energética em relação ao petróleo que o governo dos EUA tem bancado. Acho que pode representar risco para a Amazônia, no sentido no processo de mudança climática”. João Carlos Jarochinski Silva.


"Empresas dos EUA vão administrar o petróleo da Venezuela" - Donald Trump


As ações "ultrapassam um limite inaceitável" e representam uma afronta à soberania, onde a "lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo" - Luiz Inácio Lula da Silva.


Eventos constituem um "precedente perigoso" de desrespeito às normas internacionais - secretário-geral António Guterres.


“Só há uma única explicação para essa tentativa constante e agora esse ataque dos Estados Unidos, do Donald Trump, que é a busca pela corrida econômica da base do petróleo. Isso me preocupa muito. Nessa região da América Latina, há briga pela corrida do petróleo do mundo” - Kleber Karipuna, um dos coordenadores da APIB.


 
Local de Cobertura
Amazonia
Amazônia Real

A agência de jornalismo independente e investigativo Amazônia Real é uma organização sem fins lucrativos, criada por jornalistas mulheres em 20 de outubro de 2013, em Manaus, no Amazonas, Norte do Brasil. Sua missão é fazer jornalismo ético e investigativo, pautado nas questões da Amazônia e de seu povo. A linha editorial é voltada à defesa da democratização da informação, da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa e dos direitos humanos. ([email protected])

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.