×
A Amazônia segundo Lúcio Flávio Pinto

Vale: uma mineradora das finanças

Amazonia Real Por Lúcio Flávio Pinto Publicado em: 01/11/2023 às 15:43
Lúcio Flávio
Lúcio Flávio Pinto

Lúcio Flávio Pinto é jornalista desde 1966. Sociólogo formado pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em 1973. Editor do Jornal Pessoal, publicação alternativa que circula em Belém (PA) desde 1987. Autor de mais de 20 livros sobre a Amazônia, entre eles, Guerra Amazônica, Jornalismo na linha de tiro e Contra o Poder. Por seu trabalho em defesa da verdade e contra as injustiças sociais, recebeu em Roma, em 1997, o prêmio Colombe d’oro per La Pace. Em 2005 recebeu o prêmio anual do Comittee for Jornalists Protection (CPJ), em Nova York, pela defesa da Amazônia e dos direitos humanos. Lúcio Flávio é o único jornalista brasileiro eleito entre os 100 heróis da liberdade de imprensa, pela organização internacional Repórteres Sem Fronteiras em 2014. Acesse o novo site do jornalista aqui www.lucioflaviopinto.com.

3 Comentários

  1. Marcelo Soares disse:

    Lúcio Flávio, seus artigos são muito importantes para o esclarecimento da população. Devemos compartilhar muito. Parabéns!
    A Globo como as outras emissoras não irão incomodar seus patrocinadores. É por isso devemos prestigiar os sites independentes como o seu.
    As privatizações foram orquestradas por antipatriotas interessados nos seus lucros pessoais. O CADE não se importa com os brasileiros.
    Ouros exemplos dessa omissão de informações do PIG foi a venda das refinarias, fábrica de fertilizantes e o escândalo das Americanas, cujos danos são os mesmos que compraram a Eletrobrás.
    Essas privatizações não melhoraram as vidas do povo que vivem perto dessas fábricas. Não vieram fábricas de transformação para agregar valor. O Brasil das comodites interessa as grandes potências sanguessugas dos países pobres ou em desenvolvimento.

  2. Claudinei Ribeiro disse:

    Esta empresa além de ser assassina,ela não tem nenhum caráter,matou quase.3 centenas de.pessoas aqui em brumadinho, tem vários processos contra ela, não paga ninguém, paga a.midia.para falar o que ela não faz, e esta cheia de processos nos tribunais aqui de Minas Gerais,
    A Vale e uma farsa ,uma.empresa que.o dinheiro dela e sujo, sujo de.sangue.de centenas de vidas.
    A.vale não vale nada

  3. Bruno Henrique disse:

    Bom dia. Entendi que a questão de distribuição de proventos aos acionistas está ligada a regra da CVM que toda empresa precisa distribuir 25% do Lucro. As questões operacionais entendo que muitas estão presas devido a políticas ambiental brasileira que é muito restritiva

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.