Nas pegadas do Profeta
Citações
As sentinelas estão cegas. [...] são como cães mudos incapazes de latir. Deitam-se e sonham; só querem dormir. São gulosos... Cada um para sua ganância, sem exceção. Tenho que gritar, tenho que lutar! Ai de mim se não o faço!” (Isaías 56).
A relação igualitária homem-mulher foi renegada, a mulher declarada um ser inferior, desprovida de alma, amaldiçoada por Deus, responsável pelos males do mundo e por isso destinada a sofrer e a ser dominada pelo homem”. (Mirella Faur).
“No novo código de Leis que estais redigindo, desejo que lembreis das mulheres e sejais mais generosos e favoráveis com elas do que foram vossos antepassados... Se não for dada a devida atenção às mulheres, estamos decididas a fomentar a rebelião, e não nos sentiremos obrigadas a cumprir leis para as quais não tivemos nem voz nem representação”. (Abgail Adams).
“Não se muda o mundo sem a capacidade de se indignar diante das injustiças”. (Paulo Freire).
Referências
As Veias Abertas da América Latina. Eduardo Galeano/1992
Casa-Grande & Senzala. Gilberto Freyre/1992
O Povo Brasileiro. Darcy Ribeiro/1998
Brasil Nunca Mais. Arquidiocese de São Paulo/1985
O Anuário da Grande Mãe. Mirella Faur/2015


Fátima Guedes é educadora popular e pesquisadora de conhecimentos tradicionais da Amazônia. Uma das fundadoras da Associação de Mulheres de Parintins, da Articulação Parintins Cidadã, da TEIA de Educação Ambiental e Interação em Agrofloresta. Militante da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) e Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde (ANEPS). Autora das obras literárias, Ensaio de Rebeldia, Algemas Silenciadas, Vestígios de Curandage e Organizadora do Dicionário - Falares Cabocos.
DOE PARA A AMAZÔNIA REAL
Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.
0 Comentários