Povos Indígenas

Estudantes indígenas cobram compromisso de candidatos à reitoria da Ufam

Amazonia Real Por Nicoly Ambrosio Publicado em: 04/04/2025 às 18:24
Citações

c) Citações e referências:


“Não apoiaremos candidatos que tenham relação com iniciativas da Ufam que favorecem a mineração em territórios indígenas ou que intensificam conflitos em nossas terras. Também não apoiaremos candidatos alinhados com a privatização do ensino superior ou com qualquer vínculo com a extrema direita. A carta que apresentamos é um convite à reflexão. Não se trata apenas de votar, mas de analisar criticamente quem são os candidatos, o que a atual gestão conseguiu avançar e quais candidatos representam uma continuidade dessa administração. Precisamos questionar se os candidatos já têm histórico de apoio à nossa luta, se já são nossos parceiros ou se nunca estiveram ao nosso lado” - Izabel Munduruku, coordenadora executiva do Meiam e historiadora


Quando as chapas procuraram o movimento indígena, já vieram com a proposta prontas. Não fomos convidados para pensar juntos na construção de um programa de universidade. Nenhuma delas apresenta um projeto político de universidade para pessoas indígena. A questão indígena, quando apresentada, é em perspectiva de ‘cota’, em outras palavras para cobrir tabela. Não existe um programa que pense na entrada, permanência e saída de estudantes indígenas” - Danielle Munduruku, professora, escritora e coordenadora da Juventude Munduruku do Amazonas.




Nicoly
Nicoly Ambrosio

É jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e fotógrafa independente residente na cidade de Manaus. Como repórter, escreve sobre violações de direitos humanos, conflitos no campo, povos indígenas, populações quilombolas, racismo ambiental, cultura, arte e direitos das mulheres, dos negros e da população LGBTQIAPN+. Já expôs trabalhos fotográficos no 10° Festival de Fotografia de Tiradentes (Tiradentes/MG, 2020) e Galeria do Largo - Espaço Mediações (Manaus/AM, 2020). De 2020 a 2022, participou do projeto de Treinamento no Jornalismo Independente e Investigativo da Amazônia Real.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.