Passados presentes: inação do Estado e violências do Rio de Janeiro ao Amazonas

Enquanto o Pará se prepara para discutir o futuro do planeta na COP30, o Amazonas enfrenta outra emergência: a escalada da violência impulsionada pela guerra às drogas. Entre o abandono estatal e o avanço das facções, o peso de uma histórica crise social sufoca vidas e territórios.

Protesto contra a operação policial que deixou mais de 120 pessoas mortas no Complexo da Penha (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil/29/10/2025).
Amazonia Real Publicado em: 31/10/2025 às 12:18
Por da Amazônia Real
Paula
Paula Dantas

Paula Dantas é historiadora, mestre e doutora em História pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), professora da rede estadual de educação, pesquisa questões de gênero, história social do crime e da criminalidade urbana na Amazônia desde a graduação.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.