Justiça Federal fez a ‘COP dos Quilombolas do Sítio Conceição’

Em 2021, a comunidade, que fica em Barcarena, não foi consultada pela Prefeitura Municipal, que realizou à revelia uma obra da estação de tratamento de esgoto e destruiu casas dos moradores. Antes da Conferência da ONU, o juiz Neymenson Arã dos Santos, da 1ª Vara em Belém, fez uma audiência para escutar os quilombolas sobre as violações de direitos. A reunião foi denominada pelos quilombolas de “A Nossa COP”.

Moradores da comunidade quilombola Sítio Conceição na frente da Justiça Federal (Foto: Giovanny Vera/ Amazônia Real).
Amazonia Real Publicado em: 01/12/2025 às 17:07
Por da Amazônia Real
Citações

- “Nós somos completamente roubados dos nossos direitos como seres humanos”. Edineide Damião


- “Para eles nós não existimos, porque é mais fácil de pegar uma terra sem ninguém para vender”. Edineide Damião


 

- “Essa violação de direitos, de direitos humanos, territoriais, ambientais, elas ocorrem, elas ocorrem desde a década de 80”. Roberto Cravo

Giovanny Vera
Giovanny Vera

Giovanny Vera é comunicador social, formado na Universidade Gabriel René Moreno (Bolívia). Com mais de 15 de anos de vivência e viagens em vários biomas da América do Sul, já escreveu sobre povos indígenas, direitos humanos e meio ambiente. Atualmente mora em Cuiabá, capital do Mato Grosso, monitorando a questão socioambiental do Cerrado e da Amazônia.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.