Avisa seu candidato: mais prisões não significam mais segurança

Do Carandiru a Altamira, massacres, superlotação e guerra às drogas revelam o fracasso do encarceramento em massa e ajudam a entender por que prometer mais punição ainda rende mais votos. Esta reportagem é produzida pela Ponte Jornalismo, na série 'Ponte nas Eleições'.

(Ilustração: Junião/Ponte.org).
Amazonia Real Publicado em: 08/09/2026 às 14:41
Por da Amazônia Real
Metodologia

Esta reportagem foi produzida pela Ponte Jornalismo, veículo com sede em São Paulo, e republicado pela Amazônia Real. Ela faz parte da série ‘Ponte nas Eleições’. Ela aborda a violência nas prisões, o encarceramento em massa e os impactos para a sociedade e o sistema prisional. O conteúdo da série aborda temas relacionados à segurança pública.

Citações

Se o discurso do candidato for o de mais punição, mais armamento, de que a presença ostensiva do Estado é o que resolve e de que quem está na prisão é tudo vagabundo, eu fugiria".


Juliana Borges - pesquisadora e escritora
Amazonia
Amazônia Real

A agência de jornalismo independente e investigativo Amazônia Real é uma organização sem fins lucrativos, criada por jornalistas mulheres em 20 de outubro de 2013, em Manaus, no Amazonas, Norte do Brasil. Sua missão é fazer jornalismo ético e investigativo, pautado nas questões da Amazônia e de seu povo. A linha editorial é voltada à defesa da democratização da informação, da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa e dos direitos humanos. ([email protected])

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.