Cheia no Acre: 17 dos 22 municípios estão em situação de emergência

Os rios do Estado continuam em níveis recordes de elevação e as populações periféricas, inclusive os indígenas, são os que mais sofrem com as enchentes. Na imagem acima, vista aérea do município de Assis Brasil no último dia 26 de […]

26-02-2024 O governador do Acre, Gladson Cameli, publicou em edição extra do Diário Oficial do Estado o decreto, que estabelece emergência em 17 cidades do estado atingidas por inundações, seja de rios ou igarapé. A medida, que tem validade de 180 dias, passou a valer a partir da data de publicação e abrange as cidades de Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri. O governador Gladson Cameli tem recebido manifestações de solidariedade e apoio de todo o país. Vista aerea do municipio de Assis Brasil. Foto: Assis Brasil/Secon
Amazonia Real Por Hellen Lirtêz Publicado em: 28/02/2024 às 15:00
Citações

“Muito  triste, mas isso é  coisa da mudança climática. A gente tem que estar preparado a qualquer momento. Ou é uma seca ou é uma enchente e realmente o tempo está tudo mudado e a gente não sabe direito”


Wewelito Piyâko Bianco, presidente da Associação Apiwtxa


 

Links:


https://amazoniareal.com.br/sob-calamidade-da-enchente-acre-expoe-racismo-ambiental/


https://agencia.ac.gov.br/boletim-enchentes-28-de-fevereiro/


https://amazoniareal.com.br/censo-2022-racismo-ambiental/


 
Local de Cobertura
Hellen
Hellen Lirtêz

Hellen Lirtêz é jornalista acreana formada pela Universidade Federal do Estado do Acre. Pesquisa o racismo ambiental, é ativista racial e afro-índigena. Trabalhou na assessoria da Fundação de Cultura do Estado, na Fundação de Cultura Elias Mansour. Atualmente trabalha no Observatório Socioambiental do Acre, projeto da SOS Amazônia. Começou a colaborar com a agência Amazônia Real em 2023. É vencedora do Troféu Tim Lopes – Revelação do Ano, do Prêmio +Admirados Jornalistas Negras de 2024.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

1 Comentário

  1. Srs. Srs., boa tarde a TODOS. Tenho uma solução para redução de METAIS diversos em Efluentes Industrial ou em Barragens existentes de mineração ou em Águas Subterrâneas ou Superfície.
    Enquadramos na legislação CONAMA devolvendo a água para um curso hídrico ou Reúso.
    Peço auxílio de VCS para realização de um teste de bancada para comprovação de resultados.
    Necessito de 10 litros da água da barragem e se possível do Efluente industrial.
    Meu waths 11 9.7338-1322
    E tendo resultado positivo, poderemos juntos salvar parte do que ARRUINARAM.
    AGRADEÇO E AGUARDO SEU RETORNO.

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.