Povos Indígenas

Crianças Yanomami foram as maiores vítimas

Amazonia Real Por Leanderson Lima Publicado em: 30/01/2023 às 16:18
Citações

“Uma vez, fui dar medicação de malária para a paciente. A criança estava se debatendo. Quando eu segurei o rostinho dela e fui dar a medicação, eu vi algo na boca dela, e falei: ‘Essa criança está engasgada com alguma coisa’. Na hora que eu puxei, era um verme, um verme muito grande. As crianças estavam com vermes saindo pela boca. Eu atendi ao chamado de um pai que a filha não conseguia dormir porque toda vez que ela se deitava, os vermes começavam a sair pelo nariz dela. É uma situação absurda!”


Gabriela Mafra, médica do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Yanomami, em Roraima


Links:


https://www.mpf.mp.br/rr/sala-de-imprensa/noticias-rr/apos-recomendacoes-do-mpf-governo-federal-anuncia-emergencia-de-saude-yanomami


https://amazoniareal.com.br/especiais/ele-pesa-quatro-ponto-300/


https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2023/janeiro/mdhc-realiza-missao-em-boa-vista-rr-para-apurar-violacoes-de-direitos-humanos-contra-povos-yanomamis


https://amazoniareal.com.br/davi-yanomami-cobra-e-lula-diz-nos-vamos-tirar-os-garimpeiros/


https://amazoniareal.com.br/desnutricao-yanomami/


https://amazoniareal.com.br/tragedia-humanitaria/


 

https://amazoniareal.com.br/ouro-do-sangue-yanomami/

Local de Cobertura
Leanderson
Leanderson Lima

Formado em Jornalismo, com especialização em Gestão de Pessoas, atua na área desde 2003. Possui passagens pelos jornais A Crítica, Correio Amazonense, Jornal do Commercio e Zero Hora (RS). Na televisão, trabalhou na TV A Crítica, RedeTV! Manaus, Rede Onda Digital e, nas rádios A Crítica FM e FM Onda Digital, atuou como comentarista e apresentador. Desde 2021, integra a equipe de jornalistas investigativos da agência Amazônia Real. É vencedor do Prêmio Petrobras de Jornalismo de 2015, com a reportagem “Chute no Preconceito”.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

2 Comentários

  1. Margareth Martins disse:

    Que Deus tenha misericórdia desse povo, e abençoe a tds que estão solidariamente ajudando!!!

  2. Aline disse:

    Me senti um lixo como brasileira..vendo as cenas de descaso com o nosso povo .. é muito triste.. a Unicef faz doações de rutf pra essas crianças?

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.