Defensor dos indígenas isolados, Rieli Franciscato morre com uma flecha no coração, em Rondônia
DOE PARA A AMAZÔNIA REAL
Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.
Eu só acho que o presidente é os governos deveriam se preocupar mais em criar um plano de ação pra ter uma comunicação entre esses índios que ainda são ariscos com as outras pessoas, todos somos brasileiros, independente de qual parte sejamos temos que ser sinalizados, e não nos tratarmos como inimigos, ao ponto de tirarmos a vida uns dos outros..
Lamento a morte desse indianista. Li a reportagem toda e claro, a culpa tinha de ser do Bolsonaro. Claro que esse tipo de afirmação deprecia a fidelidade e respeito a este veículo. Terrível generalização.
A matéria é uma da únicas na mídia brasileira que não afirma que foram os índios isolados que arremessaram a flecha. A lógica das conveniências sugere que quem os beneficiados pela morte de Rieli são os madeireiros e a ala podre da FUNAI (seu representante em Ji-Paraná é um dos únicos que acusa os indígenas). Numa país de armações (em que um presidente foi eleito beneficiado por uma facada misteriosa), a mídia deveria levantar mais interrogações do que fazer afirmações.
Deixem, os isolados,viverem em paz, apenas protejam, suas terras, querem fazer contato com eles para que, para destruir seus costumes, hábitos e tradições.
Acho que esse governo sorri com a morte de cada índio, ecologista, camponês, sertanista, ribeirinho, quilombola etc. Para eles cada um de nós que tomba é um obstáculo a menos para seu projeto entregista. Existem muitas maneiras de matar e destruir a sócio biodiversidade da Amazônia: a mentira, o descaso, a omissão, as falsas promessas, o sucateamento, o arbítrio, passando a boiada, desrespeitando a legislação, culpando inocentes, não punindo os criminosos, fazendo vista grossa ao arbítrio e as práticas criminosas dos poderosos. Primeiro eles anestesiaram o país com 2 décadas de ditadura, agora nessa democracia chefiada por milicianos que vivemos os brasileiros perderam a capacidade de se indignar e de agir.
Nao quero desprezar a dor de um momento tão triste. Mas alguem tem que fazer um filme com histórias sobre indianistas como o Rieli. Com o cinema é possivel mostrar a importância do trabalho de pessoas como, mesmo em conflito com o governo que (não só) hoje faz tudo ao contrario do que devia…
GOVERNO CORRUPTO , MILITARES CORRUPTOS !!
Grande e lamentável perda para o indigenismo brasileiro e para os próprios índio isolados , seus supostos algozes ! Quem vai fefende-los agora !?! Governo ausente, criminoso, irresponsável e genocida , por deixar as frentes de proteção desamparadas e desequipafas !
Triste circunstancia e tragicamente ironica morrer pela mao de quem ele defendia.
Em casos assim o índio será penalizado?
acredito que esse gov esta comprando os fazendeiros dessa região e eles mesmo executaram o companheiro para colocar culpa nos indios e com isso comessar a matança dinovo entre fazendeiros e indios governo maldito
Tem que averiguar direito esta história, pode até mesmo ser uma armadilha para acusarem os índios e terem motivos para uma intervenção! Só uma hipótese!
Esse nosso governo vai acabar com o resto da Amazônia.
Esse desgoverno irresponsável e genocida causa a morte de tantas e tantos indigenas com o descaso… Dessa vez nos levou a vida de um indigenista experiente dedicado a ser amigo dos povos que lutam para serem autônomos desse inferno de garimpo, madeireiros e fazendas de gado e evitam entrar no inferno que eh atualmente o Brasil. Va em paz e que as e os jovens indigenistas consigam seguir seu exemplo. Obrigada pela excelente reportagem editoras da Amazonia Real.