×
A Amazônia segundo Lúcio Flávio Pinto

E nós na república?

Amazonia Real Por Lúcio Flávio Pinto Publicado em: 15/11/2021 às 15:08
Citações
"Histórias de pé quebrado sobre a “cobiça internacional” da literatura geopolítica têm servido de habeas corpus ao saque dos recursos amazônicos, inclusive humanos, praticado pelos nacionais. Possibilitam até a pilhagem internacional, sem chamar a atenção da opinião pública, condicionada a achar que internacionalização é sinônimo de invasão armada."
Lúcio Flávio
Lúcio Flávio Pinto

Lúcio Flávio Pinto é jornalista desde 1966. Sociólogo formado pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em 1973. Editor do Jornal Pessoal, publicação alternativa que circula em Belém (PA) desde 1987. Autor de mais de 20 livros sobre a Amazônia, entre eles, Guerra Amazônica, Jornalismo na linha de tiro e Contra o Poder. Por seu trabalho em defesa da verdade e contra as injustiças sociais, recebeu em Roma, em 1997, o prêmio Colombe d’oro per La Pace. Em 2005 recebeu o prêmio anual do Comittee for Jornalists Protection (CPJ), em Nova York, pela defesa da Amazônia e dos direitos humanos. Lúcio Flávio é o único jornalista brasileiro eleito entre os 100 heróis da liberdade de imprensa, pela organização internacional Repórteres Sem Fronteiras em 2014. Acesse o novo site do jornalista aqui www.lucioflaviopinto.com.

2 Comentários

  1. Ebenezer Paixão disse:

    Grande Lúcio Flávio. É sempre gratificante ler seu olhar sobre e a partir da Amazônia, ou a partir das Amazônias, pra lembrar o Geógrafo Carlos Walter Porto Gonçalves. Gostaria muito de saber a leitura dele sobre a relação entre as hidrelétricas na Amazônia e o sistema de bandeiras tarifárias ao qual somos submetidos todas as vezes que as termelétrica no centro-sul precisam ser acionadas. Como diria uma velha canção, ninguém nos leva a sério, só o nosso minério.

  2. Ana Aranda disse:

    Revelador. Indispensável para entender a historia e o contexto da região. Parabéns ao Lúcio Flávio.

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.