Estudantes indígenas da UFPA relatam ofensas racistas por causa de pintura corporal

A pintura no corpo faz parte da cultura indígena e indica a etnia, a mitologia e os ritos (Foto: Yanahin Waurá/Amazônia Real)     Belém (PA) – Na tarde do dia 4 de julho deste ano, três estudantes indígenas e uma quilombola […]

Brasília, DF 26/04/2018 - manifestaçãos dos indígenas na Esplanada dos Ministérios, que acontece no contexto do 15o Acampamento Terra Livre, organizado pela Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), com apoio de organizações socioambientais. (Fotos: Yanahin matala Waurá/Amazônia Real)
Amazonia Real Por Moisés Sarraf Publicado em: 21/08/2018 às 13:48
Moisés
Moisés Sarraf

Moisés Sarraf atua na cobertura jornalística sobre política, direitos humanos e questões socioambientais na região amazônica. Foi repórter do jornal O Liberal e da revista Amazônia Viva, no Pará, e colaborou com o jornal Folha de São Paulo e Agência Pública. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Pará (2011) e mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia pela mesma instituição (2019). Atualmente, é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), em que desenvolve pesquisa sobre relações étnico-raciais na região do Marajó.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

1 Comentário

  1. Assim caminha-se na humanidade disse:

    o relato deixa claro que alguns desses sinais só foram vistos pelo fato desses irem participar de atividade excepcional. No dia-a-dia, como se mostra nas demais fotos. A universidade os ¨aceitou¨ para que esses sigam dentro do que ela sempre foi, reprodutora feroz da cultura eurocentrica, e apaguem todos os seus traços culturais. alguns já se sentem ofendido se alguém perguntar se é indígena.

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.