Fiat Lux

A origem do ser humano na Amazônia pode remontar a 20 mil anos. É 40 vezes mais tempo do que o ingresso do colonizador europeu. Na metade do século XVII, o padre Antônio Vieira estimava a população amazônica em 2 […]

Nova Ubiratã, Mato Grosso, 13 01 2010 - Tratores fazem derrubada de área verde, fragmento de floresta em Nova Ubiratã. Prática do "correntão" ainda é feita para derrubar as árvores para a expansão de áreas para o cultivo de soja na Amazônia. Desde 2006, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) e suas respectivas associadas, incluindo as principais traders internacionais de soja – Cargill, Bunge, ADM, Dreyfus e o grupo brasileiro Amaggi –, anunciaram uma moratória para a compra de soja proveniente de áreas desmatadas na Amazônia a partir daquela data. Anualmente, o Greenpeace realiza um monitoramento para verificar o cumprimento do compromisso e melhorar os aspectos técnicos do monitoramento da safra pelas empresas. Cerca de 1,5 milhão de hectares da Amazônia estão ocupados por plantações de soja. (foto Alberto César Araújo/Amazônia Real)
Amazonia Real Por Lúcio Flávio Pinto Publicado em: 24/09/2020 às 20:06
Lúcio Flávio
Lúcio Flávio Pinto

Lúcio Flávio Pinto é jornalista desde 1966. Sociólogo formado pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em 1973. Editor do Jornal Pessoal, publicação alternativa que circula em Belém (PA) desde 1987. Autor de mais de 20 livros sobre a Amazônia, entre eles, Guerra Amazônica, Jornalismo na linha de tiro e Contra o Poder. Por seu trabalho em defesa da verdade e contra as injustiças sociais, recebeu em Roma, em 1997, o prêmio Colombe d’oro per La Pace. Em 2005 recebeu o prêmio anual do Comittee for Jornalists Protection (CPJ), em Nova York, pela defesa da Amazônia e dos direitos humanos. Lúcio Flávio é o único jornalista brasileiro eleito entre os 100 heróis da liberdade de imprensa, pela organização internacional Repórteres Sem Fronteiras em 2014. Acesse o novo site do jornalista aqui www.lucioflaviopinto.com.

DOE PARA A AMAZÔNIA REAL

Sua contribuição fortalecerá o jornalismo investigativo, feito com independência e liberdade editorial, que visibiliza as populações silenciadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Prezados leitores e leitoras da Amazônia Real, o espaço de comentário do site é para sugestões, elogios, observações e críticas. É um espaço democrático e de livre acesso. No entanto, a Amazônia Real se reserva o direito de não aprovar comentários de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, com discurso de ódio e nem com links de outros sites. Muito obrigada.